sexta-feira, junho 27, 2008

Five, six, seven, Go!

Existem as apresentações em grandes áreas, evidenciando um caracter público, além dos valores e a estética.
Denominam-se hoje em dia "performances', permitidas ou não permitidas (incluindo-se aí a prática funambulesca!)
As coreografias de grande área, como as que acontecem em aberturas de Jogos Olímpicos, fazem parte da "mass performance".
Os orientais convivem com esta prática, e a mais divulgada é o tai chi chuan.

"Em grandes áreas acontece o oposto à pratica de pequenas áreas."(Toledo, 2008)

Em formas coreograficas em grande áreas, como seriam definidas as movimentações das torcidas em estádios, com as suas bandeiras e agitos de braços?
Como definir as coreografias executadas (e como estudam e organizam-se os pilotos) com a esquadrilha da fumaça??!!!!!!
E mais, como organizam-se os paraquedistas ao programar formações aéreas, antes de abrirem os paraquedas?

A partir do relógio, conta-se o tempo. A cada 5 segundos, aparecem as garotas que marcam com movimentos exatos 5 segundos, sobrando milésimos de segundos para a volta aos números dos relógio.
Os 4 tempos, caso a contagem se faça rapidamente, chegam ao compasso de 8.


Assim sendo, as pequenas "frases" de movimentos, quaisquer que sejam eles, foram elaborados em um compasso rítmico, com 4 tempos, que podem ser subdivididos (a gestualidade com mudanças de direções e/ou ondulações e/ou giros e/ou deslocamentos).

Ele não pode ser tão perfeito, devem existir perdas em milésimos.Mas como saimos da página, o relógio em si, terá tempo de compensar as perdas.Mais ou menos isso, mas não interessa, o que interessa é que é muito interessante, para nós. Principalmente porque é repetitivo sem ser cansativo e no seu automatismo observamos a gestualidade repetida.

Já a expressividade do rosto, demonstra que o tempo passa e cada segundo é precioso.

A coreografia, é matemática. Música também é matemática; a lógica do corpo é matemática.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails