quarta-feira, julho 30, 2008

Editorial. Parte II

Aposta, o Presidente da FIG, em um período, necessário, para que os sintomas de uma melhora confirmem os efeitos positivos destas mudanças.
A introdução do sistema IRCOS (tecnologia informática, adaptada a uma visualização detalhada dos exercícios em qualquer aparelho) realizado pela LONGINES, além de permitir o controle dos tempos de exercícios, abre a possibilidade (aos técnicos e dirigentes que se sentem injustiçados, pois afinal existe uma porcentagem de subjetividade na arbitragem deste esporte e as mudanças tentam sanar este aspecto) de depositarem seus protestos, que podem ser averiguados em pormenores, de uma virtualidade lenta, já que os movimentos ultra rápidos dos atletas ultrapassam atualmente a visão humana.
Relata ainda que este sistema não é repressivo, mas sim corretivo, para uma utilidade da justiça desportiva. Sem dúvida que a existencia da frase “errar é humano” sintetiza esta digna preocupação, na medida em que existem esportes que são julgados pelos homens, e não a partir de pontos conseguidos.
Com este sistema tenta-se evitar principalmente que os ginastas e equipes possam vir a ser vítimas de penalizações intencionais.
Logo adiante, questiona a todos o que é Justiça esportiva? E responde que é a nota justa, a qual o ginasta merece, SEM PASSAR POR UMA FILTRAGEM DE ESPECULAÇÕES ANTES OU APÓS A COMPETIÇÃO, salvaguardando assim danos morais e psicológicos ao ginasta.
Completa que, após estes últimos 04 anos, as experiências feitas nas modalidades de Ginastica artística masculina e feminina, confirmaram que estas mudanças eram necessárias. Cita que na Ginastica Rítmica ainda, durante os proximos 04 anos, existe a esperança de que esta modalidade VENHA A SER ACESSÍVEL A UM MAIOR NÚMERO DE ATLETAS E SOBRETUDO que através das mudanças introduzidas esta ginastica retorne a ser “ritmica”, considerando-se assim, que todos os exercícios tenham um mínimo de identidade própria e distingam-se claramente uns dos outros, isto é, diferenciem-se entre eles próprios.
Aponta assim, neste editorial, a gama de problemas existentes neste esporte feminino, o que quase causou sua dispensa dentro da olimpíada, em acréscimo meu!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails