terça-feira, agosto 26, 2008
Porque Afro.
Vamos pesquisar, palavra de ordem cotidiana, e logo encontramos, bem ao lado, o velho e bom dicionário.
Em busca de sincretismo, encontramos outras que agradam, como;
simbólico, símbolo, simbolismo, similar, simplicidade, simulação, singularizar, sinhôzinho,sintonia, ops..passei, sincretismo!
Sincretismo, é a fusão de elementos culturais diferentes ou até antagônicos, em um só elemento continuando perceptíveis alguns traços originários. Reunião artificial de idéias ou de teses de origens disparatadas.
Em ELLMERICH, L. (1962, p. 14), encontramos um conceito de Carl Angel sobre Danças religiosas: para adorar e aplacar a divindade, ou excitar o êxtase espiritual dos bailarinos.
Mais adiante (p.68)que a partir de 1538(acrescentei músicas da Id. Média) chegaram no Brasil as primeiras levas de africanos com culturas: sudanesas, guineano-sudanesas (islamisadas), e a cultura bantus.
As duas primeiras citadas situaram-se em Salvador.
Seus instrumentos quase em sua totalidade eram formadas por instrumentos de percussão.
Características: ritmo sincopado, sensuais e violentas.
Todos estes africanos possuiam nível cultural mais elevado que os nossos aborígenes.A música do Toré, exibe pequenos apitos e monótonos sons.
Além do enriquecimento com elementos musicais de Portugal, seguiram-se elementos espanhóis e árabes.
Uma das características principais:
Elemento coreográfico de cortejo cantado (procissões).
De inspiração africana encontramos as seguintes danças:
Cabinda, Catopé, Cucumbi, Congado, Congo, Maculelê, Maracatu, Moçambique, Quilombo, Taieras, Ticumbi, Caxambu, Carimbó, Lundu, Maxixe, etc.(O lundu todos podem escutar ao lado.)
Já mais adiante, (p. 87-91) encontramos:
"...cultos fetichistas..seguindo-se a definição de Fetichismo como culto a certos objetos inanimados, ...em um sincretismo afro-católico-espírita."