terça-feira, setembro 16, 2008


Origem latina da palavra: communitas (muitos formam a unidade); communio (participação).

Existem as comunidades de "sangue" (família e invocam o hábito, a afetividade e a memória), as comunidades por vizinhança; comunidades por colaboração.

Já as Sociedades visam atingir um fim desejado.

Os laços comunitários são os culturais (os motivos são a tradição, afeto etc) e segundo os sociólogos as sociedades proporcionam os laços da civilização (são racionais, partilham interesses).

Na atualidade, denominamos de comunidades os seguintes grupos: comunidade médica, comunidade latino-americana etc.

A Idade Média foi representativa das chamadas "comunas" ou seja, referiam-se às comunidades religiosas sendo que este termo foi aplicado em outras teorias políticas e econômicas.

Nas comunidades dos quilombolas por exemplo, predominava a economia doméstica, relações de parentesco e/ou prestígio, já nas sociedades (&) estas relações são mediadas por contratos.

Quando o indivíduo adere a uma comunidade, integra-se a esta comunidade como meio de identificação ou fortalecimento próprio.(solidariedade, "boa vizinhança"etc).

As vivências das comunidades são construídas por sensações, sentimentos e atitudes e por fim através de símbolos ( gestos, linguagem escrita ou falada).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails