sexta-feira, janeiro 09, 2009
A questão da inclusão dos não excluidos, em termos de futuros profissionais da Educação!
a foto....bem.. achei em algum lugar, está aqui sem objetivos comerciais :P
Após poucas mas recentes experiências, tento esclarecer aqui o meu ponto de vista, não sobre a exclusão de pessoas ao acesso da web, e-mails, e tic's.
Mas sobre o uso comum e simples sem maior criatividade, sem objetivos diretamente relacionados com o futuro profissional, que encontrei em diversos alunos (+99%) nas Universidades por onde passei, e onde, apesar de que todos eles utilizem a tecnologia no seu dia a dia, encontram dificuldades imensas de adequarem-se a uma aprendizagem com objetivos planificados, ligados ao seu saber-fazer, na área em que estão a direcionar as suas atividades profissionais, ou seja, futuros professores...
Utilizo este link do José Paulo, como uma leitura inicial na abordagem do que pretendo clarificar, principalmente para a minha própria pessoa em uma expécie de reflexão.
A questão das gerações está maravilhosamente encaminhada pelo autor, que com a ajuda de outros links, esclarece esta espécie de buraco, trincheira, separação, fronteira, que os futuros professores, estes que ajudo a formar, encontram nas mesmas tic's, direcionadas para o trabalho com crianças da era digital mesmo, sim, mesmo, sendo eles próprios condutores do seu processo de gerir todos os periféricos que encontram ao seu alcance e acessos com facilidades inclusas.
Ja neste outro texto do Pedro Demo, o arremate final do autor situa-se na inclusão digital.
Será que esquecem-se todos da fronteira existente ainda? sim com certeza esta fronteira diminui, mas há ainda um caminho a trilhar desde que a Educação não persista nos velhos moldes!
O mais curioso para mim, é que a mudança depende de nós, sim, falo nós os que aprendem à "duras penas" (experimenta daqui e dali), o que de início foi aberto unicamente para os que gostam de informática, repetindo assim uma série de preconceitos, velhos ranços, recordações de um velho estilo de ensinar que estas próprias pessoas vivenciaram, em seu ciclo estudantil, pois não são pedagogos.
Mas aqui para nós, grande coisa a Pedagogia ultrapassada e em gestão nas escolas onde os conflitos se passam.
A velocidade faz com que estejam (os meus alunos) sempre na superfície, que cheira a supérfluo,sem densidade.... por favor não me levem a mal, pois a seguinte pergunta surgiu em minha mente: para que o twitter comigo, se meus amigos ainda não possuem mail, mas sabem usar celular, ou e contentam-se com o orkut do dia a dia (oi, td bem? q k vai fazer hj? )ou ativar uma busca no próprio Google, se não transparece para eles a necessidade do que estar a ocorrer neste exacto momento?
ó céus, estou irônica (com sinal ou sem sinal, via nova ortografia?!) hoje mas, como estou perdida em meus pensamentos mais aprofundados, estou a perder mil e uma outras coisas que me caem do ecrãn aos olhos, mas que ficam na superfície da corrente que nos empurra!
Remar contra a maré?! ui!(aprendi este ui! com uma pessoa chatilda! :P)mas, muito inteligente!!!!!!!!simpática!
ordem do dia: não pensar, ;)