Pontos interessantes na parte II (que está apresentada aqui)
-O ensino está mais valorizado do que a Aprendizagem.
-S. Papert aponta 03 estágios entre o indivíduo e o Saber:
1- ao nascer, a criança aprende ao explorar, tocar objetos por expriência própria.
2- da experiência própria a criança passa para a ajuda, quanto ao conhecimento, e intermediação de um adulto, na Escola.Apesar de aprender habilidades como ler e escrever e ir a uma biblioteca, ela fica dependente de um adulto e suas regras.
3- os sobreviventes deste bitolamento tornam-se criativos.
-As tecnologias podem mudar este padrão ligando-se ao primeiro estágio, o do pensamento complexo, da auto-aprendizagem.
-a ruptura com o segundo estágio não é obrigatória.Mas manter a curiosidade e o senso intelectual de pesquisa e procura do conhecimento é dependente de um novo relacionamento, novas maneiras de lidar com a criança.
Ache outros vídeos como este em INTERACTiC 2.0 - escola com tic social