sexta-feira, julho 03, 2009
Leitura do dia: "Chansons de toujour"
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A dança francesa executada nas ruas, na época, é atraente por seu fator histórico.Sobre a Farândola poderíamos dizer que :"The carmagnole of the French Revolution is a derivative."
Mas o que direciona o Carmagnol em uma leitura (entre as muitas, ando atrasada e não posso deixar de lado meus objetivos, algo me dispersou, mas vá lá! passível de acontecer) é o percurso dos festivais revolucionários franceses até as modificações do presente, com os festivais esportivos.
Reporto, nesta leitura/escrita dos fatos sociais que envolvem as criações coreográficas, a duas escritoras:
Claudine Guerrier "Chorégraphie et Société, Ed. l'agora-CHIRON, 1991.
Livro dividido em 03 partes:
O quadro político e as criações coreográficas
O rito e o seu consumo
A temática política do ritual coreográfico.-A DANÇA CLÁSSICA E A TEMÁTICA POLÍTICA - A DANÇA MODERNA E A TEMÁTICA POLÍTICA
"A política é introduzida pouco a pouco, depois da 1 guerra mundial"(tradução minha, p. 191)
Frases interessantes:
-"La premiére vocation de la danse est le silence."
"La chorégrafie ..est plus explicite que la musique, car il est capaple de raconter une histoire; il est moins fiable que le théâtre parlé ou le discours est trés élaboré."
Resumo-
A autora introduz o tema coreográfico a partir da Arquitetura, onde no caso, o material utilizado é o corpo humano.Aponta uma dupla função, a lúdica e a erótica.Explica em detalhes que o biótipo da mulher que dançava no sec. XIX, considerados "gordos" para a nossa atualidade, não o eram para os cronistas da época.Relata que a revolução bolchevique marcou profundamente a cultura, arte e modo de ser nos países do Leste, assim como a evolução na dança e esportes artísticos, favorecendo, a planificação socialista, a dança como também a Ginástica.Indica que o tipo morfológico da pré-figura feminina em início do séc XX, não adequava-se a um contexto de virilidade, pois era a estética romântica imposta, em uma espécie de espelho e influência da estética literária.Insinua que o virtuosismo do ballet russo, baseava-se na grande amplitude dos saltos e que desta maneira a acrobacia foi admitida como possibilidade estética.Conclui que as modificações na dança se passaram já em três gerações: a Martha Graham(preocupação com a psicanálise), e a segunda e terceira geração que eram expressionistas(influência da escola alemã com Werzog, Fassibinder..)e originárias da crise dos anos 30.Cita Pina Bausch como a grande representante das classes desfavorecidas.
Já o livro de Barbara Ehrenreich "Dancing in the streets" , Holt:NY, 2006, nos fala sobre o modo de expressividade, podemos escrever assim, que acontecia nas ruas, ou com as pessoas em diversas épocas.A autora inicia com um convite à dança, descrevendo variados exemplos (australianos etc) do primitivismo existente e que nunca deixaram de primordialmente direcionar os participantes, de qualquer ato de movimento grupal, ao "êxtase".Este é o principal objetivo da autora, desvendando assim as possibilidades de que as manisfestações públicas por qualquer motivo, não deixam de encerrar o pensamento e oferecimento do êxtase.Relata que este rituais e suas técnicas representam parte importante da cultura humana: os ritos, os sacrifícios, e a guerra.Através de 11 capítulos explana sobre as manifestações que envolveram o êxtase durante os períodos da civilização envolvendo assim a cultura, a História e a Antropologia.A rota/sumário da autora envolve: as arcaicas rotas do Extase; A civilização cristã e os ritos a Dionísio; Das igrejas para as ruas, a criação do Carnaval.; reforma e repressão; O puritanismo e a reforma militar; A epidemia da melancolia; Armas e tambores; Espetáculos facista; A rebelião do Rock; a carnavalização do esporte.Sem dúvida que é possível comprovar a rebelião do rock, como a autora nos fala que os participantes assumiram um lugar novo nas questões dos ritos e extases, nada mais nada menos do que o lugar de espectador. Outros modos de reviver estes rituais foram criados: as raves, os games e o esporte.
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