quinta-feira, novembro 12, 2009
Ainda Ramirez e Rodriguez Garcia
Os autores indicam o objetivo do estudo para com o âmbito competitivo e os treinamentos intensivos que podem chegar a 15-20 horas semanais, com o aumento de exercícios negativos para a coluna.
A sobrecarga em pessoas que se encontram em processo de crescimento é importante observando-se a parte educativa como preventiva.
Duas características são próprias do esporte: máximo de mobilidade articular e alongamento muscular.
Citam que não existem provas na literatura médico científica de que a modalidade possa evidenciar problemas na coluna vertebral,como esporte de base, educativo, em contraste com os problemas que existem em ginastas de alto nível.
Finalizam a Introdução observando que se deve ter em conta a forma de orientar os técnicos para adequar os treinamentos quanto as idades das crianças como também adaptar o COP às exigências de saúde evitando elementos corporais que possam provocar uma hipermobilidade da coluna LOMBAR.
Cita ainda que é necessário orientar também sobre os critérios de seleção de talentos, ou seja,as características especiais de flexibilidade, ajustando as cargas de treinamento.
Contém ainda detalhes dos movimentos da GR, adaptados do COP 2005, anatomicos, e biomecânicos.
A bibliografia é muito boa, exatamente 10 páginas com muito bons livros (gostava de ter em mãos autores como:
Mendizabal em Patologia em ginastas de Rítmica retiradas do alto rendimento.
Tchakarova em En Bulgaria nascio un estilo.
Zoulfougarova em curso de coreografia.
O texto contém citações que se ajustam muito bem ao objetivo do estudo.
O capítulo 3 nos trás através de fotografias, os exercícios indicados para fortalecimento necessário aos músculos dorsais de uma ginasta.
Estes exercícios de fortalecimento podem ser executados em duplas, no espaldar, com aparelhos da GR, como também individualmente.
O capítulo 4 é importante, pois trata de um assunto muitas vezes esquecido, que é da adaptação das regras do COP às idades (categorias da Federação) das crianças.
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