Em Julho encontrarei mais uma vez os meus alunos via presencial.
Trabalhos acadêmicos com articulação com a teoria estudada, a construção dos textos seguindo as normas necessárias, demonstrando assim uma compreensão do que se propõem na escrita e um projeto inicial com pesquisa-ação devem ser o foco do debate.
Não esquecendo o "Portfólio".
Trabalhos interessantes desenvolvidos:
-Rendimento esportivo versus rendimento escolar: uma breve análise
-A expressão corporal nas torcidas de Futebol
-O êxodo de jovens jogadores brasileiros
-Futebol e Escola: uma atividade esportiva sob uma visão cultural
-Coreografias: jogadores e torcedores
-Copa da África do sul: relações entre o conhecimento e a aprendizagem.
entre outros...
Já uma pesquisa-ação é lenta e o que espero é só a fase inicial do processo.
O principal impasse é a questão de como agregar os alunos, em sala de aula, na pesquisa do professor; é um modo de agir libertário, quando é necessário destituir-se do papel principal e tornar-se mediador.
O início é Problema ou 'insuficiência'de conhecimento, ou a discussão.
O ENGAJAMENTO
1- Reflexão sobre os problemas, decidir sobre o problema que desejamos explorar, e estratégias metodológicas de pesquisa.(a problematização)
2- pequenos seminários/entrevistas/ palestras para discutir os problemas
O CAMINHO
O que nós já sabemos sobre o problema?
1- investigar – livros, artigos, revistas, net
2- criar entrevistas, questionários (com os alunos)(elaboração dos primeiros passos)
OS DADOS COLETADOS
- discutir no grupo
1- o que decidimos para ser testado? Quais ações?
2-as ações realizadas foram suficientes?
Resolveram os problemas?
-ações para superar os problemas?
SOCIALIZAR A EXPERIÊNCIA
Pesquisas interessantes formuladas em fase inicial:
-Como efetivar o resgate DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS em ambiente escolar.
-Como prevenir a obesidade infantil
-Como evoluir na técnica do Futebol com uso de recurso áudio visual
-
Outro ponto importante é configurar novos modos de agir, impulsionando assim a evolução de todos, observando o tempo de cada um, ou seja, é necessário paciência.
Desta forma é importante esclarecer, antes da finalização do encontro, que todos devem, além da autonomia de estudos necessária, partilhar as descobertas em colaboração, mesmo que distantes uns dos outros.
Outro item que desejo implementar é o wiki.Urgente!
A minha opinião pessoal é que o wiki, na medida em que se participa, propicia o desenvolvimento da leitura onde é primordial colaborar relendo o que os colegas acrescentaram e aprimorando o raciocínio.
Notei que em Fóruns, respondem para constar a sua "participação" e não se apropriam do que os outros formulam. Muito individualizada se apresenta a resposta e/ou debate fica no ar!
Apesar de distantes o grupo existe.
Segundo Paloff e Pratt (2002) "quando os alunos trabalham colaborativamente produzem um conhecimento mais profundo... tornam-se interdependentes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário