Uma das disciplinas que mais gostei de ensinar estava ligada ao trinômio _ desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor_ devido à intrínseca ligação, pois não se fala de um tópico sem pensar um dos outros. Hoje deu vontade de recordar. Quanto à escola, ou no geral, sempre fui simpática da Teoria Ecológica , onde os sistemas influenciam o todo. Mas ler sobre Urie Bronfenbrenner sempre foi um prazer e entender a influência na pratica, dos sistemas em crianças das escolas – Microssistemas, Exossistemas, Macrossistemas e Cronossistemas- era muito bom. Outro que sempre chamou a minha atenção foi o R. Havighurst, onde para este autor, viver é aprender e crescer é aprender. Desta forma desenvolvimento é o processo de aprendizado ao longo da vida do indivíduo havendo períodos favoráveis ao aprendizado.
Muitos em minha área não apreciam as teorias desenvolvimentistas (é a única que aborda a plasticidade cerebral), porque, segundo os próprios, esta teoria se atém ao corpo. Mas o corpo pensa e as teorias cognoscitivas não se desenvolvem sem o corpo evidentemente. Mas este é um antigo debate, hoje em dia estou mais para, além do Construtivismo. Mas pergunto porque voltei a este tópico?!. E ao mesmo tempo surge a palavra Serendipity, (linda palavra!) que segundo a Wikipédia significa , um acidente feliz ou uma agradável surpresa.
Como esquecer as teorias de Erickson e outras que nos falam sobre a estrutura de vida de cada um de nós e as escolhas, ou seja, os momentos de se falar não ou o sim, por exemplo.
Transições será esta a palavra? Transitamos em nosso próprio contexto, transitamos em redes sociais, transitamos entre o antigo e o novo, transitamos entre alunos e novas Teorias.
O desenvolvimento agora é plural. O meu, o seu, o nosso, o deles...
Transitamos entre nossos pensamentos. Paramos, esperamos ou/e seguimos para algum lugar.
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