quinta-feira, abril 11, 2013

Embroglios, vicissitudes e vivências em apresentações de artigos em eventos.


Recordar é aprendizagem e analisar é por vezes cômico.

Em congressos e congêneres dizem que as regras ou motivações para a sua participação são as que você se interesse por um tema, se adeque as datas, com gastos de hospedagem e translado , que caso não possa se apresentar, um co -autor o faça, apresente o trabalho com mídia se possível com indicações do evento, que não ultrapasse o tempo, que esteja identificado após processo de recepção e confirmação de presença na entrega do material etc etc.

Mas existem os prolegômenos , que fazem referencia ao envio nas datas, texto com normas, grupo temático indicado caso exista.

Em minhas experiências, entre apresentações em pôsteres, orais e ou experiências pedagógicas já aconteceram desacertos e não tenho vergonha em relatar:
Em pôster a aluna que ficou responsável não colocou o material no lugar indicado e desta forma não foi avaliado, a falha não foi minha, foi inexperiência da aluna.

Em outra experiencia recordo que por duas vezes tentei enviar o texto por intermédio de uma pagina responsável para o envio, e neste caso uma pagina era  bem conceituada e que não aceitou o arquivo ou aconteceu outro problema qualquer, por acaso o trabalho era sobre Games, eu reclamei , mas aceitei o possível erro da minha parte , acho estranho também esse pormenor, já que lido com EAD e plataformas, mas algo aconteceu e as duas tentativas em dois anos consecutivos , me fazem recordar um velho ditado " um é pouco, dois é bom, mas três é demais". Assim encostei o trabalho, e sustentei minha posição perante os alunos boquiabertos e duvidando de minha boa vontade...
Afinal tentativas existiram, e com o acontecido, melhor arquivar o trabalho! !

Em outra experiência, escolhi o tema, escrevi o trabalho, paguei a taxa de inscrição, reservei acomodação, fiz a mídia conforme o evento, respeitei prazos, recebi a carta e aceite, apresentei o trabalho no horário e sala previsto, fui avaliada por alguém do evento, e outros q estavam na sala e apresentaram trabalhos não sofreram o mesmo processo..

 E depois recebi uma carta relatando a NAO publicação do referido trabalho por tais e tais itens, ficando boquiaberta com tais procedimentos, efetuei uma analise e achei pontos de vista incrivelmente desatualizados e que não fazem conformidade a relatos de experiências que ocorrem no mundo online,  no virtual.
O trabalho foi sobre blogs coletivos, e não mencionei os itens indicados , apesar do trabalho ter sido aceito e taxas pagas , porque foi uma experiência minha sem ter por base um copia ou mesmo uma remixagem de idéia por intermédio de outra pessoa, plataforma ou afins, nacionais ou internacionais..

Teor da carta de aceite que era acompanhada das instruções para pagamento.
"Temos a satisfação de informar que seu trabalho “Blog coletivo: conciliando o formal e o informal” foi aceito para ser apresentado no .... Nome do evento....., a realizar-se na Universidade .....tal e tal....entre os dias de ...tais e tais ...... do corrente ano."

 O evento em si, foi organizado, e considero muito bom, mas pelo visto NAO SE DEVE ELOGIAR,demais.....

Teor da carta que recebi após ter apresentado o trabalho e pago as taxas
tema- interessante apresentação bem feita
revisão de literatura vaga
Aconselhamos revisão com artigos que  que  apresentam experimentos qualitativos  do mesmo teor .
 resultados- interessantes 
 não podemos realizar a pertinência do mesmo mas recomendamos fortemente a reapresentação.

Ora, não me me reportei a ninguém porque nunca li sobre blogs coletivos, falha minha não sei , em EaD principalmente!!
E porque teria de me reportar a autores conceituados só para completar um fato corriqueiro em trabalhos , que tem apoio conceitual forte mas praticas aplicativas no real vagas?ou representar um trabalho já apresentado?

Enfim, desejo que esse avaliador ou similar siga o seu caminho......@#*$#

Faz tempos que ando insensível com simpósios, seminários, congresso  etc e tal....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails