sábado, julho 06, 2013

verificações de ginastas em período pre-competitivo


Devemos definir a palavra "controle": Controle trata em Matemática e Engenharia dos sistemas dinâmicos. Em Administração consiste em averiguar se as atividades efetivadas estão de acordo com o planejamento. Já o Controle de qualidade possibilita verificar se algo planejado supera as expectativas. Já o verbo controlar faz referencia a ter domínio de uma situação. Não faço referencia aqui a controle remoto... Procuro incessantemente bibliografia sobre os "controles" como técnica complementar de treinamento em nossa modalidade esportiva, pois em outros esportes poderemos ter uma visão dos eventos testes... Na GR evento é evento e as verificações, gosto mais desta palavra, devem e são efetuadas em confronto com as suas próprias colegas de treinamento. E sabemos muito bem que em ginastica o que vale é o que acontece na hora, da verdadeira competição, e não mesmo do controle efetuado, embora este seja um bom indicador. As técnicas responsáveis também ainda terão tempo para as ultimas correções antes do evento visado.
 Então o meu conceito de controle é que ele é uma verificação das ginastas antes de um evento ou efetuados esporadicamente no intuito de simular uma competição, controlando a assimilação e evolução das series e elementos de dificuldade e execução do exercício proposto, em um ambiente que simula a competição. 

Na bibliografia encontro pesquisas de controles de lesões, controles de peso, controle dos aparelhos, controle das notas.. Mas encontrei este artigo que aponta itens atuais como os períodos críticos e os de avanços , as conquistas e os retrocessos que acontecem, e que podem ser em etapas diferenciadas, e o mais IMPORTANTE que por vezes estabelecemos metas que são inviáveis para algumas ginastas, ou melhor, da real possibilidade de alguma ginasta e algo super interessante sobre aprendizagem vicária!
Ou seja aprender pela observação de boas atletas mais experientes.
Mas enfim, o intuito do controle em GR se efetiva como uma pratica de verificação do nível alcançado e do que se pode esperar das ginastas e ainda efetuar os últimos acertos e esclarecer duvidas que possam existir. E mais: os pais ansiosos podem assistir e tirar conclusões próprias por um lado e por outro as ginastas enfrentam a sua adrenalina e percepção dos erros e das falhas que por vezes os treinos camuflam.

 Hoje participei de um controle e notei que as ginastas necessitam não copiar umas as outras porque por vezes repetem erros das amigas que admiram. Uma boa verificação da equipe mostra , se em caso de escolha de ginastas de uma mesma equipe e não estou a falar de seletivas que são de outro naipe, a evolução do trabalho efetuado e confirma quem são os destaques naquele aparelho ou naquele período, pois nada é constante e imutável na GR.
Qualquer contribuição será aceita com muita alegria... Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails