segunda-feira, agosto 19, 2013

A base


Convenhamos que é difícil escrever ou opinar sobre a nossa base já que atuei como arbitra do evento.
Mas como professora universitária não posso refutar ,ou seja  negar a mim mesma, de tecer considerações sobre a competição.

Escolho duas ou três vertentes, como abordagem ao tema da minha observação, que são:
as ginastas (algumas principalmente), as equipes que sobem de produtividade em relação ao novo ciclo e as composições.
Adianto que qualquer competição que alie ao seu objetivo a seletiva aberta e democrática e com numero contado de ginastas para a seleção faz com que possam surgir reflexões sobre o andamento da modalidade perante o futuro e que as escolhidas possuem méritos, tanto quanto as que não foram escolhidas.

Vertentes-
-Campus de Verão ou inverno para as melhores classificadas ou visitas de técnicas de ponta em acompanhamento constante para as ginastas?
Opiniões divergem e isso é salutar, pois cada caso é um caso. Os campus de Verão ou inverno são geralmente abertos aos interessados. E visitas técnicas indicam que há no Brasil uma reserva de ginastas de qualidade visando o futuro, apos 2016.

-Composições fortes e bem cuidadas SALVAM as ginastas em alguns casos, sendo necessário repensar a meta desejada sem criar falsas expectativas, pois caso contrario a desistência ocorrerá, já que as vaidades existem.

- Novo ciclo, novas formas de sentir o COP e adequá-lo ao material humano da equipe.Mas sem esquecer que boas ginastas aparecem sempre em clubes com uma certa tradição, e que os núcleos formados podem sofrer uma baixa de ginastas talentosas e isso é geracional, periodos instaveis acontecem e é salutar para outras equipes que lutam a mais tempo para subir e demonstrar o que podem fazer, mas a continuidade do trabalho é importante.O caminho é longo.

Não se faz uma boa ginasta em um ano, nem em um ciclo, convenhamos que um caminho trilhado à luz do Podio é interessante mas a experiência nos diz que tudo pode acontecer até o fim do juvenil e início do adulto.
A base é só um começo e para aquelas que foram medalhistas, sinceros parabéns.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails