quinta-feira, novembro 07, 2013

Imensidão de pensamentos


Já atuei como professora em diversos segmentos, do ensino fundamental ao nível superior.
já me debati sobre o que se ensina no mundo acadêmico perante o presencial.
Já ensinei a diversas faixas etárias, em ambientes diversos, com sol e sem quadras,  com quadras e com sol, em ginásios cobertos, em tapetes....
E prometi a um amigo, que acompanhei em sua formação,  dar uma aula para suas crianças de projeto social em bairro que tem tráfico de drogas , dizem.. Bom, deve ser, pois me deparei com duas viaturas , a correr apressadas atravancando o trânsito, mas questionei a inexistência de um DP no bairro, coisa que não havia....
Bom, lá chegamos, eu necessitava ver o local, o material, as crianças, as faixas etárias.. Para me localizar.. Separei alguns materiais , os comuns e que dependem da criatividade do professor em mobilizar novas utilizações em objetos rígidos e que por serem comuns fazem as crianças desmotivarem-se sem criar novas utilizações. Cordas, colchonetes, um banco, pinos de plástico.
Não utilizei nenhuma bola!

E resolvi efetuar esse conhecimento por meio de brincadeiras, já que projetos sociais e o Segundo tempo não envolvem  currículo escolar, e sim a mediação do professor.
Iniciamos com uma conversa, perguntei os nomes, e o que faziam na escola.
Deixar as crianças pensarem, deve ser o caminho, elas sempre esperam, as ordens de adultos, incrível, quando isso irá mudar?
Vamos ver a nossa altura , do menor para o maior, organizem-se... Vamos...
E agora , como todos podem se organizar por peso..? Bom lembrar que já havia notado duas crianças ou três com sobrepeso para a altura e idade..
E por idade, como poderíamos nos organizar?...
Logo após atuamos em duplas, em um circuito de motricidade, pois eu necessitava ver como estava a coordenação motora, a dificuldade de pular corda, em um bairro sem espaço de brincadeiras livres e exploração  de brinquedos formam crianças tolhidas em sua motricidade..
Equilibrar, correr sinuosamente, rolar.. Mas como uma criança não sabe rolar? Que triste..
Sustentar , como são fracos os braços ...marcava o tempo para nao desgasta-las, segundos de atuação versus segundos de descanso.. Repetiram 4 vezes.. Cada um com o que podia..e como podia.. Como sabia..
Triste ver crianças descoordenadas.. O que se faz na escola? O que se faz com corpos oprimidos? O quê se faz sem liberdade consciente? O que se faz sem diversas experiências motoras?




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