tem mais na estante.... |
Não utilizei todos os livros da estante.... foi uma busca aleatória, devido ao fato de que estava criando um exercício para meus alunos EaD, segundo a ótica de PARLEBAS (2001) e desta forma surgiu a curiosidade de saber como era definida esta atividade feminina que se transformou em esporte regrado, com mudanças de nomes ... em décadas !
1-Conceito antigo = ë uma pratica que envolve o corpo, a musica e o movimento. (obs: existem outras definições antigas)
2-Le Camus. A Ginástica Rítmica Esportiva é uma ginástica feminina que previlegia a utilização do espaço, do ritmo e se efetua com ajuda de aparelhos.
Jacquot, A. A ginástica Moderna é uma forma de ginástica essencialmente feminina que se pratica a mãos livres e com pequenos aparelhos portaties e sempre acompanhada com musica.
Fataaeva, M. A Ginastica Ritmica é um esporte acíclico de coordenação complexa em conexão com as artes.
Jastrjembskaia, N. e Titov, Y. AGinastica Ritmica esportiva ë um esporte artístico ...
Nunomura, M. A Ginastica Ritmica, tambem conhecida como Ginastica Ritmica Desportiva é uma modalidade Gimnica competitiva, que combina de maneira harmoniosa os elementos corporais aos manejos dos aparelhos executados e contextualizados num ritmo musical.
Catteau, C. e Havage, A. A Ginastica rítmica ë uma atividade de produção de figuras (aparelho e corpo) destinada a ser vista e julgada.
Palmer, H. A Ginastica Ritmica é um esporte que usa aparelhos de mao em combinação com variados movimentos do corpo.
Gaio, R. A ginástica Ritmica ë a combinação de elementos corporais com movimentos de aparelhos manuais em harmonia com a musica , escolhida para cada momento denominado composição coreográfica.
Lebre, E. A GR é uma modalidade cuja essência reside na coordenação de movimentos corporais com o manejo de aparelhos portáteis.(p.10)
-Conceito sob a ótica de PARLEBAS (2001)
Esporte olímpico, feminino, coletivo e individual com regras constitutivas (especificas da modalidade) e com ação regulativa (sobre a ginasta). Quando se apresenta no coletivo, a sua lógica interna ë de colaboração, e quando se apresenta no individual pode ser considerada sem interação e que segue estereótipos (modelos) que se encontram em um código de pontuação. Pode ser considerado um esporte técnico-combinatorio que é pontuado por notas de uma arbitragem. Sua ação motora envolve os mecanismos de percepção, decisão e execução. Mas suas decisões são tomadas com anterioridade, ou seja, antes de se entrar no tapete toda a coreografia já esta decidida e escrita em fichas (espécie de sumula) e o seu mecanismo de execução envolve a coordenação e capacidades mistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário