Metas existem.
Autores conceituados escrevem sobre as possibilidades de desenvolver talentos em modalidades esportivas onde há uma aptidão inerente.
BOMPA, 1990 e HARRE, 1982 além de abordarem estes itens, ampliaram a visão de se pensar o nível que se deseja para que o desenvolvimento daquele esporte escolhido se fortaleça.
Tenho a opinião própria que não é na Escola que se desenvolvem talentos principalmente porque não existem materiais adequados. Mas que a escola é o berço do conhecimento e da quantidade de jovens que, se não são talentos, se educam através de novas experiências.
As Olimpíadas escolares proporcionam estes dois pensamentos.
Fica a cargo de programas específicos dos interessados identificar as possíveis deficiências nas habilidades das crianças e relata-las aos técnicos, melhorando o fluxo de informações e oportunidades.
A tomada de decisões inteligentes facilita uma busca séria de oportunidades de formação e desempenho.
Uma meta de no mínimo 04 anos de preparação.
Não desejo falar em testes, cai muito mal esta palavra, mas sim de Avaliações diagnósticas do nosso desenvolvimento.
Desta forma a Olimpíada escolar segue a meta proposta, porém nem só de resultados vivem os estados, creio eu que há uma necessidade maior de Feedback.
Como ocorreu no Torneio nacional quando a Coordenadora Letícia Barros sempre propõe uma espécie de informativo diante do que a arbitragem encontra nas fichas. Gosto de feedbacks!
Acompanho as propostas do programa Future Stars dos USA e para o ano de 2013 as sugestões para com as crianças escritas em duas categorias, enfatizam não só o lado "forte "da ginasta, seja ela destra ou não, ou seja ratificam a necessidade de que as ginastinhas desenvolvam o seu lado mais fraco. (os valores ficam em 2 pontos para uma performance parcial de cada exercício e 5 pontos para as performances perfeitas de cada exercício proposto. )
SALTOS - split leap com perna direita e perna esquerda e o stag jump ( single/ double)
EQUILÍBRIOS DINÂMICOS- ondas corporais(onde se observe com atenção a capacidade de tensão e relaxamento dos segmentos corporais.)
EQUILIBRIO ESTATICO - PENCHÉ, equilibrio horizontal frontal e lateral.
ROTAÇÕES - PASSE de até 720 para crianças de até 12 anos. (EN DEDANS)
ARABESQUE de até 360
APARELHOS_ CORDA, ARCO, BOLA, MAÇAS e FITA
com dois manejos em cada.
Quanto á preparação Física o foco está na força de pernas, ponta de pés aprimoradas e flexibilidade dorsal e na capacidade de força abdominal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário