quarta-feira, maio 14, 2008

Desenvolvimento psicossocial- o previsto e o imprevisto

Existem 06 traços (características) denominados negativos que são: ansiedade, hostilidade, depressão, constrangimento,impulsividade e vulnerabilidade, que originam pessoas nervosas, medrosas, irritadiças, que sentem-se solitárias, culpadas e sem valor.Introvertidas.

As pessoas extrovertidas são afetivas, e demonstram emoções positivas.E as pessoas abertas à experiências acatam com facilidade novas idéias.

Existem pessoas escrupulosas que são competentes, organizadas, obedientes, ponderadas.
Denominam-se pessoas sociáveis as pesssoas francas, confiantes, complacentes.
(McCrae, 1980)

Segundo Levingson (1986)a estrutura de vida é construída em determinados momentos pessoais e acontece sobre os aspectos mais importantes da vida de cada um.
Para este autor é entre 17 e 33 anos é que acontece a entrada(sair de casa, tornar-se independente)na vida adulta.E considera que a cada 20 e 25 anos as pessoas mudam sua estrutura de vida.
Existem ainda as crises normativas,onde os adultos continuam mudando e em desenvolvimento; Ocorrem eventos normativos, no vivenciar experiências em tempo adequado (casamento, maternidade), os eventos que ocorrem fora do relógio social (expectativas da sociedade) denominam-se "fora de época".

Lembrem-se de que, o termo MEIA_ IDADE surgiu no início do sec. XX, e na atualidade é muto difícil prever com exatidão onde encontrar a tal Meia-idade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails