sábado, agosto 16, 2008

Um olhar sobre "Julgamento de valor" e a Subjetividade. parte final


Dificil achar um demonstrativo dos pivots, que originaram-se do ballet, mas em Gr não utilizamos as sapatilhas de ponta.


os saltos


Equilíbrios


as grandes flexibilidades


Números são notas, afinal também,números podem ser traduzidos por notas $...
Numeros são valores, qual o valor que a matematica tem para seu filho, muitas vezes depende do valor da nota!Afinal, se a escola não é gratuita, perdemos uma nota ...
E por aí vai..
As notas classificam, os tempos obtidos classificam, as raias de natação e atletismo, salvo engano meu, são dependentes das classificações obtidas por valores do tempo.As raias centrais ficam para os melhores tempos.

Os arbitros classificam dependendo da nota dada!!!
Como classificar, melhor dizendo, como e em que base dar uma nota,..?

Até antes dos primeiros códigos (belo nome não?), os professores da época, entravam em um CONSENSO, dizem que em algumas modalidades, chamavam os ingleses para dar conta do recado, já que sempre existiu uma suposição de neutralidade (ai, que eu pensava que era a Suiça, mas tambem depende dos valores, né !.....isso está a ficar divertido)

O consenso então modificou-se para o nome de "reunião", e assim estipularam em Congressos, os regulamentos, do que é exigido na competição com anterioridade, e neste regulamento, através do codigo, estão escritos os movimentos que devem ser imitados (esteriótipos, onde existem os critérios que devem direcionar o arbitro) nada mais simples e seguro!!!

Mas, sempre aconteciam as novidades, claro, no movimento humano...e estas não estavam no código..que confusão, pois afinal a beleza está atrelada à criatividade, e como são lindas e criativas as coreografias apresentadas, em movimentos diferenciados.

Mas existem criterios básicos a seguir, a serem seguidos por todas as equipes e sem dúvida alguma, espaço para demonstrarem a criatividade de cada país!!

Quem não tem criatividade, recebe verbas e vai a um outro país e contrata uma coreógrafa e esta faz uma montagem em uma sequencia de exercícios que, está passível de ser admirada, pois o pensamento europeu é divergente do pensamento latino, of course!

Mas a música é nossa, entre sons de capoeira, de axés, apresentamos as nossas ginastas, sob um posicionamento espacial espelhado no europeu.. porque não?
Mesmo a China, contratou técnicos de outros países para diversas modalidades, no setor profissional sabemos bem deste pormenor.

Um dia chegaremos a ter um Bernardinho em todas as modalidades, ele e sua equipe, lógico.
Mas os critérios de arbitragem são os seguintes: (falo aqui exclusivamente na GR)

DIFICULDADES (executadas pelo corpo da ginasta): os saltos, os pivots (giros), os equilíbrios (quando as ginastas elevam a perna) e as flexibilidades ( quando primordialmente as ginastas vergam a sua coluna vertebral em oposição à gravidade)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails