sexta-feira, agosto 15, 2008
Um olhar sobre "Julgamento de valor" e a Subjetividade. parte III
A tecnologia ao acompanhar o desempenho humano dispõe de: cronômetros, foto-finish, videos-replay, sistema IRCOS atualmente para arbitragem em Ginástica.Afinal, dos nossos 5 sentidos, a visão é um previlégio e a sociedade em que vivemos focaliza e distingue com maior atenção tudo o que é visualizado.
(Esta questão da imagem, é sensacional, estive a ler sobre as "lanternas mágicas").
Complementando sobre o movimento e a subjetividade encontramos em alguns esportes a predominância do movimento, arbitrado por intermedio da nossa visão.
Mas em nado sincronizado, saltos ornamentais, e Ginásticas, a polêmica contra a subjetividade continua.Porque? A velocidade dos movimentos complexos aumentou e muito, e assim, pode-se cometer erros (humanos ou não).
Continuando, e quase a finalizar estes pontos sobre o valor, encontramos, ao ler, que desde a mitologia o valor de algo está ligado ao respeito e à justiça.(Prometeu que o diga!)
Já na Id. Antiga, o valor está associado à "idéia de bem", ou conhecimento da verdade.
Na Id. Média, o valor está associado à idéia do Bem Sagrado, teocêntrico.
Na Id. Moderna, entre muitos, encontramos Kant, onde o Dever é que determina o Bem! (Antropocentrismo).Se bem que depois agregam-se outros pensamentos de Kant e filósofos, mas não vamos tão a fundo...
Já no séc. XVII, o valor está ligado ao sentido econômico (valor de uso e de troca).
E na verdade, o senso comum, em esporte, aplica, diretamente, em alguns familiares este tipo de valor, quando a criança distingue-se como atleta, no caso, o Futebol e suas evidências econômicas.
Ou de outra forma: como no Judô, para se pagar uma taxa à Federação para o exame de faixas!!( Assim o disse, o judoca olímpico)!
E deve ser, pois as Federações se dizem, orgãos de utilidade pública e que vivem de taxas e verbas...doações etc.
O valor das medalhas, em quadro de medalhas, é assunto discutível, na medida em que durante o PAN-2007, houve um bom quadro, dentro da nossa posição perante à América, ou o continente americano.
Mas nossa posição em quadro mundial, está a deixar a mídia preocupada!
Que tal um quadro diferente? por modalidades onde obeservaremos em que esportes de rendimento ainda aparecemos no TOP(futebol, voleibol, natação, judô, Ginástica artística...)
ou mantêm uma posição entre os melhores (Ginásticas, ......se bem que ainda faltam esportes, quero crer, Atletismo etc)
Ou/e aqueles que, por mais que existam no total, 277 atletas, o rendimento foi aquém do esperado..
Mas valorar por medalhas é por vezes constrangedor!Por que a medalha pode passar a valorizar o atleta que a ganha e DESvalorizar o que sonha com aquele penduricalho!
E aí, lá se vai por agua abaixo os PATROCÏNIOS que tanto fazem, e estipulam retornos, para a sua marca!! triste sina dos que nada conseguem, mas .... valeu pelo esforço!!!!!!!possivelmente valorar o país através do esporte, afinal, ganhamos pouco!
Afinal, os VALORES são meras possibilidades!
Nós damos valor, àquilo que estamos em privação, ou seja:
uma escola, não quer só atletas, quer merenda, quer cadeiras, computadores, salas de aulas, professores etc...
Uma família na Africa quer alimento, paz, vacinas, roupas, bons governos!!!!
Os economistas talvez desejem valorizar uma pequena baixa nos juros , ahahahahahah!
ou o barril de petróleo em baixa!
Saindo destas coisas que entendo muito pouco, voltamos ao "valor" estético que se liga à aparência, (belo/feio, bom gosto/mau gosto), enfim o valor estético está ligado à Arte.Se está ligado à Arte, é um valor cultural!
Afinal, o que é dar juízo de algo? o que será "ter juízo"na adolescência?
Dizem, pelo menos o meu querido professor, que Juízo, significa ter discernimento., ter equilíbrio ou racionalidade. E explicou-me que existe o juízo de valor e o Juízo de realidade.
Julgarmos uma realidade é explicarmos esta realidade.
E praticarmos o Juízo de valor, é o mesmo que compreendermos, sermos compreensivos, que no nosso assunto, todos têm um valor.
Já Arbitragem, isso é outra coisa, onde colocarei meus pontos de vista em seguida!