quarta-feira, outubro 15, 2008

Na curva do tempo

Sempre questionamos sobre a educação, o papel do professor, a escola de antes e a escola de hoje.
Não é por acaso que rabisco no dia de hoje.
A crise ou a necessidade de entendermos o que denominamos crise e que existe na educação como um todo, não restringe-se à escola e sim à sociedade em geral.
Mas gostei tanto do livretinho! :) que seguem alguns contextos que envolvem o leitor.
Na curva do tempo, ou no instantâneo do agora, no acúmulo de leituras que nos indicam, encontramos no sec. XV, um instante de descobertas, amplitude do mundo conhecido.O espírito de homens com um cotidiano medieval, com mitos e lendas plantados no seu imaginário.
Já no séc. XVI e XVII a escola era destinada principalmente para os religiosos, e alguns jovens.
Desde o séc. XVIII a disciplina, os sinos, as sinetas, as sirenes, os horários criaram regras, o reconhecimento da etapa da vida intitulada Infância surgiu.
A sala tornou-se geométrica, criou-se o estado de direito, enfim a domesticação dos costumes, segundo o Processo Civilizador de Norbert Elias.
Já no séc. XX, os anos 60 explodiram com a educação direcionada a um novo poder, o da transformação social.
A crise "reside no descompasso entre a noção de verdade que foi ensinada no que significava "moderno" em metodologias distintas, e o atual conhecimento tecnológico.

Novos elementos surgiram, o ecrãn, a imagem digitalizada, o satélite, a fibra ótica, o cartão magnético, a virtualidade, o vídeo, celulares.

O homem fica como "pólo" de inércia, pois vencemos fusos horários sem sair do lugar, onde o espaço não é mais ponto central.
Ainda sem sair do lugar "andamos"com as esteiras ergométricas, mas que não significa que estacionamos.
Gostaria de uma escola diferente, pois cada um tem sua maneira própria de aprender, e só se aprende quando se quer realmente.
Continuo lendo, não abandonei os livros ou periódicos, mas aprendi muito mais com os meios tecnológicos para alcançar mais amorosamente meus alunos.
O retorno, ainda está longe, mas virá!

Sozinha,aprendi a entender e utilizar as ferramentas que seguem abaixo:

VOIP, Comics, Go animate, Skype,Slideshare,Wordle, OVOO, Mixwit, Voicetread, Mnemograf, Mind42, Boomp3, Seesmic, Issuu, Apture, Snap, Jing, Scribd, Audacity, Mindmeister


por enquanto é o bastante, fico agora a esperar por mais. Nada mais natural, pois nossos desejos nunca têm fim.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails