uma simples comparação.
Se, os movimentos artísticos e seus seguidores objetivavam romper a tradição em um tempo efervescente, a Ginástica também rompeu com a tradição, intitulando-se Ginástica Moderna, e com a utilização de aparelhos portáteis; é bom lembrar que a paralela assimétrica surgiu na década de 50, mas o mais importante é assinalar que o Código de Regras surgiu em 1940 no masculino, sendo que para o feminino, na Ginástica R. Moderna, foi em 1970.
Se Laban, como coreógrafo, assinalava que o importante para um bailarino, naquela época, era ter personalidade, nos dias de hoje o importante é a técnica.
Já a Ginástica ao embrenhar-se na Pedagogia, na educação (dos corpos), não deixava de tentar desmistificar sua ligação com a higiene e principalmente com as questões militares, assimilando as novas técnicas de Avaliações, que foram implementadas nas escolas em 1920, principalmente porque os EUA, necessitavam unificar o ensino, em meio a tantos imigrantes.Adicionando-se que após a Guerra, o consenso era muito difícil de se obter, ou seja a unanimidade. Bem normal!
Hoje em dia encontramos que ginástica é saúde.