Claro está que, a análise qualitativa não deverá ser aplicada nunca em aulas comuns!
Mas sim em esportes que necessitam do aprimoramento da performance, no caso os individuais, e em atletas merecedores de correções especiais, no caso de esportes coletivos.
exemplos abordáveis: Saltos ornamentais, Ginástica, Tênis, Golfe, Judô, Dança, Patinação, Atletismo (saídas, revezamentos, lançamentos e saltos), Basquetebol,Boliche,Voleibol, Handebol, Badminton, para os que gostam Halterofilismo etc.
Mas não estamos a falar do todo esportivo e sim de algumas ações que devem ser corrigidas para uma melhor performance!
Meu intuito foi demonstrar a imensa dificuldade de escrever sobre os movimentos, ou seja, a sua fase motora ou a sua fase anatômica, e concluindo, este é o caminho de estudo da Cinesiologia ou de estudos da Biomecânica.
Importante é diferenciar das metodologias utilizadas em aulas comuns, ou seja:
A Desenvolvimentista, a Construtivista, a Crítico-superadora, a Crítico-emancipatória, a Sistêmica, a Plural.
Uma opção dá acesso a sua escolha de COMO sustentar as suas aulas no geral, para crianças e adolescentes, e outra totalmente diversa, é a da Análise Qualitativa do Movimento Humano, ligada ao competitivo.
Boa sorte!