sexta-feira, maio 15, 2009

Pirâmides II



Aproveitando a figura, sem dados, posso imaginar, a grosso modo (sem dados), que a base em vermelho, é a participação lúdica/recreativa, na iniciação esportiva.
Além do primeiro aprendizado com ou sem materiais que envolvem as aulas, contamos com a participação em apresentações, festivais, aberturas de eventos etc.

A camada em azul, vamos imaginar que são as primeiras competições, que envolvem uma divisão em faixas etárias e denominadas com variações diferenciadas, dependente do esporte e Federação.Explico: o que é considerado infantil para o voleibol, pode não o ser na Ginástica.(Tudo em Ginástica é precoce, alguns dizem que a vida útil de uma ginasta é curta, em relação a um jogador de voleibol ou basquetebol).
Eis um ponto a assinalar, pois devido ao desenvolvimento corporal, a flexibilidade necessária aos diversos elementos de dificuldades podem estar limitados em duas causas (as mais importantes): a flexibilidade das articulações por genética,e o não aumento do peso corporal, poderia alongar mas estes dois pontos bastam.
Voltando a esta camada azul, as causas e efeitos indicam, que:
_Professor: (em relação ao aluno)estilo de ensino, objetivos que se não lúdicos, são competitivos(ou de rendimento)
(em relação a si mesmo) necessidade de valorização, ou de responder aos anseios monetários que envolvem a sua profissão, ou dos pais que desejam aplaudir seus rebentos no famoso "pódium".
_Crianças: Gostam de participar, é estimulante relacionar-se com outras crianças da mesma idade, favorece a valorização perante amigos, familiares.
Lógico que os resultados influenciam principalmente na recepção destes pelos familiares. O importante é participar, está condicionado ao nível cultural, ao entendimento de que o caminho é longo e os obstáculos são inúmeros.
Aprecio muito as metáforas que o esporte ou trabalhos em aula, possam proporcionar ao aluno.
Por experiência acrescento que é raro uma campeã infantil alcançar um campeonato adulto.
As modificações corporais com a entrada na adolescência, no corpo da mulher, e crianças precoces nestas modificações e com hábitos alimentares que facilitam a menarca encontram dificuldades na ginástica.
Este é o lado do corporal, mas do lado psicológico, muitas crianças que sobem ao pódium cedo, podem não se sentir estimuladas caso ocorra uma baixa no seu resultado.
Neste caso, alimentar resultados não deve ser o papel do professor, e o apoio e encorajamento dos pais é importante. Dialogar é sempre importante.
_Familiares, o que esperam da prática esportiva? ganhos de respeitabilidade? ganhos monetários? ganhos do que não vivenciaram? ou uma realização livre, da criança no seu desejo mais puro?
Diferenças existem, não só das pirâmides, mas na forma de olhar as situações.

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