quinta-feira, setembro 03, 2009

Le sport en questions II

Uma problemática comum ao Esporte e Arte é a do reconhecimento dos méritos, indissociável das medidas de "grandezas". As duas atividades em causa, Esporte e Arte, se inscrevem dentro de um espaço de concorrência onde o nome "competição"no esporte, se traduz em inglês "concorrência", não é anexado ã Arte, porque ninguém a nomeia apegando-se ao dito de que os artistas trabalham "por amor à Arte", mas também por glória e reconhecimento.
Uma motivação extrínseca à criação onde , a Arte, vai encontrar o imperativo de autenticidade como também de uma certa indiferença ao "olhar" de muitas pessoas.
Portanto, a concorrência inscreve-se em primeiro plano sobre o Esporte, e é negada/secundária perante a Arte.
A concorrência é o coração de toda atividade em regime democrático onde os indivíduos não são tratados em função de posições a priori , mas em função de suas performances, económicas, intelectuais, corporais etc.
No caso de performances, podemos das lugar à comparações por serem submetidas à prova, que são regulamentadas sob critérios estritos para serem ditas "justas"e passíveis de serem medidas com eficácia.
Cita a autora Ehrenberg (1991) que pontua a cena pública ritualizada da justiça, conforme os méritos, com uma dupla característica: o reconhecimento dos méritos com a proclamação dos resultados e a sua reversibilidade, pois é necessário repetir em um espaço de tempo a prova (uma novela sempre a ser seguida), construindo um suspense coletivo e quase permanente.
O reconhecimento de uma obra de arte não é tão espetacular e sem uma larga publicidade se observarmos quanto a uma participação para efeito de justiça, pois o processo criativo não é público, salvo em caso de espetáculo (concertos, teatros, ballets).
O reconhecimento se constrói em um longo período e implica em uma duração maior ainda , em vida ou pós morte do artista, com impressionantes efeitos de força, para com algum (caso haja) sentimento de injustiça, ou seja uma reparação coletiva.
A concorrência se faz entre artistas vivos ou não (temporalidade) é o julgamento da posteridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails