quinta-feira, setembro 03, 2009

Le sport en questions III

Arte e Esporte, segundo a autora, encontram-se em lados opostos quando observamos a questão do reconhecimento, mesmo que inscrevendo-se no espaço "concorrência" e adentrando a problemática da "justiça".
Quanto à medição das performances, continuam em lados opostos.
A medida técnica no esporte utiliza objetos e veicula regras fixas, porém em modalidades intituladas artísticas, embora existam regras fixas, que são igualmente fundamentais, adiciona-se o "coup d'oeil" dos árbitros e mais o julgamento público, quanto ao estilo, elegância, ao fair-play,sendo colocada em pauta a imparcialidade de quem julga.
Aponta a autora que o nome "artístico"implica desde o início em subjetividade.
No reconhecimento da Arte e em concursos literários, os jurados, críticos especializados, o gosto dos colecionadores e "marchands" em obras de arte, e a prática informal atual de consumo e a apreciação do grande público põem em evidência a fragilidade destes ditos "poderes".
A autenticidade na Arte põe em causa dois fatôres: o falso na pintura (a mão não corresponde à do pintor) ou o plágio (quando a inspiração não é do autor) na literatura. Esqueceu-se ela dos debates de direitos autorais perante a música? esta é uma interrogativa da minha parte.
Enfim, a autenticidade na Arte, segundo a autora, se dá quando nada no exterior perturba a livre expressão interior, ou seja sem a intervenção de outro.
Já a autenticidade no Esporte envolve a dopagem, que é uma mediação química, destruindo a função do espetáculo e possível ruína moral e injustiça para com outros atletas.
Sobre Excelência e Singularidade, a autora se reporta a Max Scheler (1933) onde encontram-se envolvidos diversas facetas: o santo, o gênio e o herói.
Pois a excelência se passa dentro da anormalidade.O santo e suas virtudes encarnam também as condições de mártir.O Gênio, e a grandiosidade de suas obras englobam o artista, e o herói por seus atos, completa-se com o guerreiro e o atleta da época atual.
As proezas (que são variáveis e relativas) formam um grupo de seguidores, espécie de comunidade, por curto ou longo espaço de tempo, e esta admiração popular segundo uma antropologis da admiração, formam os fãns, os fotógrafos de estrelas, autógrafos, peregrinações, mídia etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails