quarta-feira, outubro 07, 2009
Algumas considerações
Realmente uma síntese complexa, separo itens, páginas marcadas, vamos tentar reunir o que interessa:
O autor cita a técnica criadora dos exercícios sintéticos, onde os exercícios a mãos livres, bolas, cordas, clavas etc oferecem inúmeras possibilidades para ajustar a precisão dos movimentos.A "estrutura-composição", como define o autor, do exercício pode alcançar uma rica diversidade.O processo de elaboração da aprendizagem se dá em uma forma "globalizada", e respeita o estilo pessoal de execução e tem como consequência um processo de aprendizagem livre e criadora na busca da forma e técnica do movimento que se aprende(apesar dos esteriótipos).Cita a seguir os mestres e seus pontos de vista metodológicos.
Seguem os que interessam, quanto a GR:
Rudolf Bode, "Se não se consegue determinar os princípios fisiológicos e psicológicos, no que se baseia o desenvolvimento dos elementos fundamentais, não se poderá outorgar à GR o lugar que deverá ocupar."
"Os aparelhos manuais não são para ensinar malabarismos, mas sim para ajudar a criar um movimento natural..."
Ernest Idla: Considerava a bola o aparelho mais fascinante sensível e sem complexidades, que existe em todas as culturas, segundo o próprio, com múltiplas possibilidades de manuseio e lançamentos de até 4 mts de altura (na atualidade até 6mts).Este professor trabalhava durante o Verão ao ar livre, e em ginásios fechados utilizando grupos de alunas.Mobilizava grupos de até 300 pessoas. Idla foi o primeiro coreógrafo em grande área, com demonstrações em massa, que na atualidade acontecem nas gymnastradas.
Hinrich Medau, seu trabalho envolvia um sentimento coletivo, mas direcionou suas descobertas aos problemas posturais (ainda em funcionamento sua Escola na Alemanha e Inglaterra). Designava a música como um meio importante para a aprendizagem dos movimentos.
Encontramos na pag. 335 o seguinte parágrafo."...estes professores coincidiram em suas atitudes pedagógicas, com a natureza criadora das diferentes áreas artísticas. Nestas áreas pintores, escultores, compositores, coreógrafos, diretores teatrais comprometem-se com suas ideias e princípios mobilizando correntes estéticas, mas os produtos ou seja, suas criações, contituem-se em obras pessoais representantes do estilo pessoal de cada um."
E mais importante ainda na pag. 336, cita que se definiram e tomaram grande impulso, FORA DA ESCOLA, a ginástica como esporte, estabelecendo-se regulamentações, e formas competitivas como a GA e a GR o que originou novos cominhos metodológicos para solucionar problemas no seu ensino, com exigências de capacidades físicas e habilidades motoras que hoje em dia fazem parte de importante realidade do esporte de alto rendimento, com alto nível técnico e apoio do público, a partir da década de 60 (que acontecem fora do ambiente formal da escola).
O autor intitula um capítulo "As ideias e as técnicas desde os anos 70 até hoje, ou o "furor ginástico" , em contrapartida com a situação da Educação Física escolar.
Aplicaram-se os resultados das investigações científicas na produção industrial.
Consequêntemente iniciou-se também a ideia de treinamento físico de forma regular e o cuidado pessoal de condicionamento físico como hábito de vida.
Por outro lado surgiram as preocupações exageradas sobre o "look"!
Surgiram as ginásticas em ambiente não-formal, jogging, body building, o Cooper, o "weight training", a aeróbica....aff!
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