quarta-feira, outubro 07, 2009

Influência da Sociologia e das Artes

Ainda com Dallo, encontramos que a Sociologia, em fins do Séc. XIX e seu desenvolvimento no séc.XX, propiciaram vários enfoques sobre o homem e com aportes no campo da Educação, no sistema de ensino, no esporte e em suas políticas, no jogo e suas regras, no lazer, na recreação, e no trabalho, e que influenciaram a definição das técnicas dos movimentos.Os jogos olímpicos em Londres/1948 ampliaram os fundamentos das técnicas específicas dos movimentos corporais e dos níveis de treinamento.
E que a entrada, nos Jogos Olímpicos em 1952, da URSS oportunizou novos enfoques devido aos resultados conquistados (o full-time na preparação física, e o sentido de trabalho na atividade esportiva).
As novas ideias na área artística com Duncan, Laban, Wigman, Maja Lex, apresentaram ao mundo novas técnicas e formas de preparação do corpo sobre bases analíticas (e não sintéticas)como também enriqueceram a concepção de uso do tempo e do espaço, do que é coletivo e individual, do que é livre espontâneo e criativo.

Mas foi na década de 60 e 70 que prevaleceram as questões biomecânicas e neuromusculares, ou seja, os ângulos articulares no processo de ensino da técnica.
Outro importante quesito foi o desenvolvimento do "timing" que nada mais é do que um ajuste, em relação ao espaço-tempo, do corpo em diferentes situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails