quarta-feira, outubro 14, 2009

Cap. IV por Jacques Defrance... I

Conforme prometido, faço uma síntese sobre o Cap. IV do "Sport et Pouvoirs au XX siecle"- La Place du Sport et de l'Education sportive du corps dans la culture.

Defrance inicia refletindo sobre o senso restrito de cultura:-Quando o termo reenvia-nos aos saberes literários, artísticos e mais tarde científicos e conhecimentos complexos de um conjunto restrito de obras, de gêneros artísticos, de saberes muito elaborados (razões intrínsecas)onde o acesso é difícil e limitado a alguns (razões extrínsecas) já que o seu saber-fazer aparenta ser inacessível e monopolizado por uma elite.
Argumenta o autor que as técnicas do corpo tendem a ser em grande parte excluídas da esfera da "cultura", salvo aquelas que são formalizadas segundo códigos culturais bem precisos e por ordens estéticas, como a dança clássica por exemplo.
Quanto ao senso largo sobre cultura, nos indica que a sua formalização surge da Ciências Humanas, da Antropologia, da História social etc. onde a existência de inúmeras culturas com suas crenças, sistemas simbólicos, atividades corporais, fazem também parte de uma mesma cultura material.
As atividades físicas repousam sobre as chamadas técnicas, ou seja, as obras fazem parte de uma mesma comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails