domingo, outubro 25, 2009

Comunicação visual e esportes



Andei a ler sobre comunicação visual, símbolos etc
E como um assunto puxa outro, encontro na FIG os novos símbolos, para 2012 na Ginástica.
Londres (GBR), FIG Office, 16 de outubro de 2009: Os logos e emblemas para as disciplinas constantes nos J.Olímpicos de Londres 2012 foram tornados públicos por artistas gráficos do Comitê Organizador de Londres ontem. O desenho figurativo permite a identificação rápida das três disciplinas da especialidade FIG: Rítmica Artística e Ginástica Trampolim.

E complemento com pequena pesquisa que fiz.
O Homem é um animal simbólico e uma visão rápida sobre o tema nos mostra a profundidade dos símbolos em nossas vivências, que vão da comunicação visual às artes, dos estudos de Jung à semiótica.

Na Programação Visual o conceito básico é o de que “precisamente tudo o que os olhos vêem comunicam alguma coisa”. A programação visual é uma atividade necessária à perfeita veiculação de uma determinada mensagem através de uma estrutura constituída por elementos detectáveis pela visão.

Na verdade o que importa é a economia de tempo, que ocorre ao se ver o sinal, em uma sociedade cada vez mais rápida, e por consequência, a informação contida confere o poder de selecionar entre alternativas.Desde já aprendo que, para ser um código visual é necessário atender a fundamentos teóricos, culturais e operacionais.
Concluindo, é necessário diferenciar, logomarca de logotipo.
Um exemplo de logotipo é a Cocacola, na sua forma escrita.
Logomarca contêm símbolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails