segunda-feira, janeiro 18, 2010

Ditados populares: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!


A leitura de férias deve ser condizente com o gosto da pessoa, e a escolha de Geoffrey Blainey, em Uma breve História do Mundo, se torna interessante. O professor tem uma escrita leve e inteligente em sua abordagem sobre o ser humano em sua saga!
Mas como tenho a péssima mania de ler algumas folhas, dos últimos capítulos em qualquer obra literária, deparei-me no cap. 31 - Nem frutas, nem pássaros -(¿nosso futuro?) com uma abordagem sobre a dualidade do dia e da noite, de estações como inverno e verão, trabalho e lazer, e cidade e campo, que em tempos ecológicos sempre foram representativos, mas que em épocas de mudanças e transformações estes contrastes foram abandonados aos poucos, na medida em que a nossa civilização engloba invenções e tecnologia.

No item "Grandes multidões, grandes cidades(pg. 327-328), o autor lança mão de suas impressões sobre o que intitula Renascimento e difusão do esporte como atrativo de multidões. Uma obsessão que surgiu na Inglaterra e Austrália refletindo a possibilidade de horas de lazer, embora observasse inicialmente certos padrões como respeito ao domingo (religião), distinções entre amadores e profissionais; mas o que prende a minha atenção foi o fato de que, segundo o autor, os esportes fixavam suas práticas por estações, locais abertos ou fechados, inverno ou verão!Unindo assim, neste relato, que as dualidades primitivas do homem (dia/noite, inverno/verão) implicaram nas escolhas das modalidades que são escolhidas por um certo grupo para sua pratica; o futebol por exemplo, no inverno, enquanto que oatletismo, remo são escolhas de verão.

No séc. XX foram descartadas as restrições da religião (liberação do domingo para compras etc) e estações inverno e verão para a prática esportiva, devido às inovações: luz elétrica, estádios cobertos, facilidade de transporte aéreo, onde os atletas podem profissionalmente praticar a modalidade todo o ano.
Enquadrando-se o esporte como linguagem internacional, embora ainda importantes sejam, nas instituições, os Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão.
Complementa o autor que no início os povos estavam ligados ao solo, e que as grandes cidades interromperam este ciclo.

Ditado popular- Não se deve chorar sobre o leite derramado!
Em meus planos, que foram interrompidos com uma perda da máquina fotográfica com todos os meus arquivos e pequenos vídeos, a iniciação esportiva, já que os Jogos de Inverno acontecem em fevereiro, poderia apresentar maiores detalhes nas modalidades Patinação artística, Ski.
Encontrei-me sem muitas opções e sem motivação!

Ditado popular- Quem não tem cão, caça com gato!
O que não quer dizer, uma mera mudança mas sim de criar em cima das opções restantes!
Daí o meu comentário sobre o livro e a inspiração poderá surgir com o calendário da Wolner, que já postei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails