quinta-feira, maio 20, 2010

O pensamento sobre a "máquina" humana 1920-1930

Pensamento este que também é tema do filme "Tempos Modernos" (Chaplin, 1936)
O pensamento do corpo como máquina, foi debatido diversas vezes em diferentes disciplinas, buscando a compreensão do quanto este pensamento tecnicista influenciou o modo de ver o corpo, a dicotomia do pensar e fazer, da prática e da teoria.
VAMOS RECORDAR:
Segundo Tavares (2009, p.14)"[...]a Revolução industrial provoca mudanças na maneira de produzir [...]".obs: todos vocês já estudaram estes professores-autores.
Com Della Fonte (2009, p.40) encontramos que "A dicotomia corpo e alma ganha novos contornos com o advento da era moderna." e em prosseguimento encontramos(p.41) que "A divisão social do trabalho característica de sociedades de classes separa, de um lado, o trabalho manual da produção destinada às classes dominadas e do outro o trabalho intelectual das classes dominantes."
Com Bracht (2009, p. 37) encontramos que o pensamento que tomou força nesta época era o de que, "O corpo será hegemonicamente concebido pelo pensamento científico moderno como a "natureza em nós" e , portanto, necessita ser dominado[...]"

As cinco mais importantes rotas da medula espinhal com suas funções demonstradas por um jogador de futebol (1939)

Der Mensch als Industriepalast [Man as Industrial Palace] from Henning Lederer on Vimeo.


AQUI.
e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails