Acrescento aos poucos o que sei sobre as Academias FIG, já que acontecerá a primeira (são três) aqui no Brasil.
Os vídeos que apresento são uma pequena amostra da Eunice Lebre (em Campinas) a esclarecer para o público o que as Academias FIG tentam aprimorar para com o ensino (humanizado e integral) das ginastas a partir de 06 ou 07 anos de idade.
Meu primeiro contato com as idéias de ensino da FIG deu-se em 2004, quando foi lançado em CD os primeiros passos da G. Artística no sentido de sair da velha problemática de que a prática sem o conhecimento teórico, no caso Ex-atletas do Leste Europeu, não poderia ter continuidade, já que as lesões em pulsos e tornozelos etc estavam a aumentar a cada competição.
Com isso, configurou-se a necessidade de tal empreendimento, em todas as modalidades de ginástica.
São três níveis, com provas práticas e teóricas que abrangem as disciplinas curriculares como Biomecânica, Anatomia, Metodologia do treinamento para que os técnicos, em uma nova visão sobre o desenvolvimento das ginastas em fase de crescimento, possam amenizar possíveis danos.
Aqui encontramos os objetivos desta forma planejada de atualização e uniformização do ensino de uma modalidade esportiva.
O ensino pode ocorrer em diversas formas;
1- solidariedade olímpica
2- estágios de treinamento
3- academias
Deixo aqui um resumo sobre o DESENVOLVIMENTO MOTOR em diversos aspectos e em faixas etárias diferentes! este resumo é um dos textos mais importantes do CD que adquiri em 2004.
Mas seguem os pequenos vídeos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário