sexta-feira, maio 13, 2011

As se-mentes do passado



Perguntamos sempre, quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Quem nasceu primeiro no Brasil a escola com os Professores-régios ou a política educacional?

Na Europa já haviam sementes do pensamento crítico e a corrente do Racionalismo quando os jesuítas implantavam aqui o conteúdo cultural que acreditavam ser o melhor para catequisar aos gentios (indígenas). 
O foco através da música e teatro eram as crianças, sabiam como eram maleáveis e poderiam levar sementes para suas tribos! Mas não desejo alongar sobre esta forma de colonização, o foco é outro.
Havia sim a implantação do dogmatismo, do respeito à autoridade.
A Taxa do financiamento escolar naquela época originava-se da carne, do vinagre e da aguardente, convivendo assim as pressões entre a Igreja com a catequese e as ordens da Coroa de Portugal que não via com bons olhos a instrução pública no Brasil Colônia.Pessoas analfabetas são mais fáceis de serem dirigidas!

Com a chegada da Família Real em 1808, a educação primária ficou mais uma vez relegada ao esquecimento, pois a ênfase era a criação de um ensino superior para atender à Corte.

São sementes de que uma formação universitária tem mais prestígio do que uma formação técnica? 
Toda mãe sonhava com um filho Doutor! 

Os problemas da Educação básica conviviam com a extensão territorial e desigualdades regionais e arrecadações. Em 1834 o ensino passou a ser direcionado pelas Províncias e também com a falta de recursos.
Já no Império havia continuidade com esta indiferença da educação pública. E com o advento da República deu-se a primeira omissão formal e política contra a Educação, pois ao formalizarem uma oposição política ao modo de ser centralizado da Monarquia de D. Pedro II, a República negou seu papel de legítimo organizador do sistema nacional de Ensino.

reflitam! reflitam, estas foram as sementes!

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