Em conversas amenas todos falam sobre a política da boa vizinhança, da política familiar, da politica em ambientes cotidianos Igreja, Escola e Trabalho.... MAS....
Política – politikos o que é urbano, público, social.
Sentido estrito – é a atividade social que se propõe a garantir pela força a segurança externa e concórdia interna de uma unidade política. (Hobbes, 2002)
Sentido amplo - é toda atividade diretiva autônoma. (Max Weber, 2002)
Sentido restrito- é a direção do grupamento político chamado Estado. Monopólio da legítima coerção física, com vistas ao cumprimento da lei. (Max Weber, 2002)
Segundo Arendt (2002) a política é um espaço de liberdade, do agir em público. Trata-se de uma convivência entre os diferentes.
Há um percurso entre as seguintes frases a de Arsistóteles onde “O homem é um animal político” e a de Arendt onde “o sentido da política é a liberdade humana”.
Baseando-se em experiências do séc. XX, ou seja, dos sistemas totalitários: nazismo, fascismo, stalinismo e a ameaça da bomba atômica.
Acrescenta que não devemos ser contra a política e que estes preconceitos não são juízos definitivos, e o que não sabemos é nos mover politicamente.(Arendt, 2002, p.33)
Os Pré-conceitos escondem algo do passado que dificultam a experiência no presente. A Educação pode e deve ser o espaço dado ao exercício da política.
Tipos de Política (Nogueira, 2001):
- A dos políticos – é a POUCA política, ação com vista ao poder, o que não é condenável, desde que com aderência à Etica da responsabilidade. Mas podendo transformar-se em política dos politiqueiros ao negar os valores na política das pequenas ambições ( conchavos, simlações, intriga, grupelhos) e relegando o debate público a segundo plano.
-A dos técnicos – é a política SEM política, que tem por lema “Onde há política há corrupção”.
_ A dos cidadãos – é a política com MUITA política, com objetivo do bem comum, aproveitando com civilidade o conflito, valorizando as diferenças, o diálogo, do consenso, da transparência, do coletivo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário