Não podemos esquecer que a Dificuldade mudou, o numero de dificuldades corporais para cada aparelho observando os grupos tecnicos é novidade de pouco tempo. O D2 obteve símbolos e ficha separada e banca de arbitragem.
O Artistico obteve ficha própria com simbolos novos e banca de arbitragem com lugar na formula da nota final, e a execução manteve-se estável em muita coisa!
Palavras do Presidente da FIG, ao meu ver pontam o rebuliço das equipes da Europa:
Deixe a Ginastica Rítmica ser ouvida, deixe-a expressar-se completamente e ser inspirada pela música. É a melodia que dá a vida e o ritmo ao esporte,” ...." Evite a insipidez com o uso das características específicas a cada aparelho!”
Ou "As necessidades rítmicas de incentivar a arte cultivam a expressão do corpo ....”
Mas haverão mudanças realmente, pois as coreografias de grupo apontam para este pormenor.
Será que uma ginasta vai ser sempre penalizada por agarrar a bola? mas não existem movimentos onde a bola agarrada não poderá ser aceita? A Russia apresentou uma coreografia onde um dos lançamentos é exatamente igual a um arremesso lateral de futebol e ficou belissmo dentro do ritmo e estilo coreografico, muito pautado em dança contemporanea!
Passos ritmicos com bola agarrada mas onde o estilo coreografico corresponde ao estilo musical.
O modo de utilização dos aparelhos está a passar por um processo de RENOVAÇÃO
Será que chegaremos ao Ë PROIBIDO PROIBIR, DÊ ASAS a SUA IMAGINAÇÃO!
Nos deslocamentos notei o seguinte, antes eram todas uniformes ou não, agora a regra de OURO é a dissociacão implantada desde a Italia e aprimorada pela Russia.
Não façam as suas ginastas serem iguaizinhas todo o tempo, por momentos sim, façam deslocamentos diferenciados, aprimorem ginastas com 2 aparelhos e outras livres , entregando os aparelhos com novos modos de entrega, com os ombros, com as pernas e joelhos, com a cabeça...
Enfim, está aberta a temporada do diferente , é um atualização da ginastica rumo ao pós moderno, enfim, entramos no contemporâneo da GR.
Livrem-se das regras, fçam um surrealismo daquilo que é antigo, e viva ao novo!
Quer chocar? faça assim: arrastar no chão, saltitar de maneira comica ou burlesca, enquanto 4 ginastas estão simultaneas a última está diferenciada, as entregas dos aparelhos são dinamicas como em um jogo de HANDEBOL, agora há passes em trocas de aparelhos....
| INOVE!! por favor! |
Bravo Rússia!
Tia Teresa!
ResponderExcluirAMEI o texto! maravilhoso!
bjocas,
Ju