sexta-feira, novembro 04, 2011

Corpo e games VI

O que voce CAPTA, sim, de captação, sobre os gestos das pessoas... a sensibilidade, a alegria, os afetos....


Em nossa área de atuação poderíamos planejar com a inclusão de Games...
Com metodologia, abordagem e objetivos...

Mas como efetuar uma pesquisa que envolve Games e Corpo, sob o ponto de vista cultural (os games, no fenomenológico) e as expressões corporais (sob o ponto de vista sociológico), ALGO A PENSAR!
Uma abordagem humanista, já que nos encontramos nas Ciências Humanas, conduz a uma interpretação, ou seja, com a interface tecnológica se introduz na atualidade uma mudança epistemológica.
Li que estes dados são " captados" ( capta)que são tomados, via visualização(tipo gráfica!), mas o nosso interesse foi na junção das seguintes etapas,a visualização, a observação, a interpretação entre a linguagem gestual no real da ocorrência de um Game digital.

Uma captação sugere uma interpretação, sobre uma experiencia.
Intervir influenciado por algo ou reagir influenciado por tecnologia, sera um contexto da experiencia dentro de uma nova ordem social e cultural.

Por exemplo, quando a relação entre o corpo e sua representação visual e verbal são explorados em uma série de estudos artísticos empregando letras de músicas e imagens de corpo acontece um novo parametro de pesquisa.(um exemplo)

ou, "como a visualização torna-se parte do discurso e as pessoas percebem"...Mas sabemos que utilizamos a interpretação, em vez de pesquisa empírica, mas novos caminhos podem ser abertos.Ou aqui. ou aqui.

E assim, a questão torna-se como sustentar as múltiplas dimensões da interpretação? e sabemos que Interpretar nao sera nunca uma tradução literal do que ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails