sábado, novembro 05, 2011

Corpo e games VII

Quase finalizando esta sequencia de postagens ja que esta aqui eh a penúltima!

Ser aberto a novas ideias pode ser muito difícil para pessoas mais conservadoras.
Leio que " A experiência em Games se adapta facilmente a vida", porque "é fácil  entrar e sair do jogo".

Mas encontramos um posicionamento diferenciado nos jogos esportivos, ou seja,  uma grande dificuldade na saída de um jogo, em ceder lugar a um outro na equipe, em ser reserva, em ser substituído, em errar e que talvez não possa  haver uma outra chance para si, pois o jogo se encontra ou no meio ou acabou! outra situação comum se mostra no ato  de escolher os companheiros, na perspectiva de que aqueles a quem escolho são os melhores, formam o meu grupo! impedindo o encontro com a diversidade de opiniões por vezes!  situações diferenciadas e que provocam reações diferentes.

Outra leitura muito interessante, aqui, nos indica a realidade das modalidades esportivas, quando as dimensões emocionais (ressentimento, triunfo sobre alguém ou um grupo, inveja sobre performances) contrastam com ações que ensejam o aprender com um outro alguém desconhecido, a tolerar seus próprios erros e a ter prazer com o sucesso dos outros. Afinal como escreve o autor, para  aceitarmos uma derrota (nossa ou de alguém) exige-se uma autocritica e um professor não pode furtar-se a estas comparações entre o que ocorre entre o jogo real e o game virtual.Ocorrendo desta forma dois níveis de analise- o primeiro onde o ganhar e perder esta implícito e o segundo onde fomentamos a percepção das emoções.

Desta forma apresento aqui o meu trabalho, que por transtornos tecnológicos não chegou ao local desejado e indicado pelos responsáveis do SBgames2011, no item Cultura, já que o tema principal sera Games e Corpo e que acontecera nesta proxima semana na Bahia.

Entre a Paideia e o Ludus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails