Quando acordo me vejo no espelho e avalio como estou! este foi um exemplo simplório que meu querido Prof. Dr. Heron me deu ao explicar que avaliamos todo o tempo. A questão filosófica do valor esta impregnada em nosso cotidiano.
Nossa área profissional conta com uma diversidade enorme de avaliações (praticas e teóricas).Entre testagens, baterias, listas de avaliação para auxiliar a observação de algo, vivemos sempre em tentativas de uma avaliação que valorize as diferenças, ou seja, formativa -mediadora!
Silva (2006) nos indica procedimentos avaliativos, com um percurso que conduz tanto o professor como o aluno em 06 fases-
1- negociar o que e como vai ocorrer a avaliação.
2- escolher e construir os instrumentos avaliativos
3- aplicar no intuito do Processo, sistematicamente
4- registrar, organizar e interpretar as informações
5- refletir com base no Juízo de valor e tomar a decisão
6- comunicar resultados
Mas vamos por partes, considera-se a aprendizagem em ambientes formais e informais, consequentemente avalia-se formal e informalmente.
Em uma perspectiva histórica, com Tritschler (2003) os primórdios da avaliação em nossa área aponta para a Antropometria. Mas nos anos 90 as avaliações autenticas tornam-se mais consistentes e a sua característica se baseia na ausência de artificialidade, fornecendo ao próprio aluno informações que auxiliam o aprendizado, localizam-se ai projetos, portfolios , videos, enfim, tarefas reais, complexas que requerem tomadas de decisão.O autora ainda chama a atenção para diferenciar a avaliação formativa ( feedback continuo) da interpretação formativa (interpretar evidências)
Selecionar o modo de proceder a avaliação em nossa área nunca deixou de ser um problema e deve ser adequado ao contexto onde se atua (consolem-se na Educação como um todo isso ocorre).
avalia-se imagem corporal, composição corporal, nutrição, aptidão física, habilidades motoras, atividades físicas, etc.
Uma diversidade, pois desde que nascemos somos avaliados com o teste de Apgar.
As perguntas mais comuns são- o que vamos avaliar, porque vamos avaliar, quando vamos avaliar, como sera a avaliação...
Desta forma não devemos esquecer que as avaliações podem ser diagnosticas e prognosticas!
Segundo a Taxionomia de Bloom a avaliação é a capacidade de formar julgamentos a respeito do valor da informação.Mas na atualidade a remixagem da Taxionomia de Bloom deve ser considerada a criatividade como seu ponto mais alto.
Avaliar pode ser considerado como apreciar algo com base em uma escala de valor. Ja Testar (verificar se o método de ensino funciona) ë diferente de medir (que sugere a maior possibilidade de exatidao).
Em Didática ( faço referencia ao fascículo) leio as sugestões-
Observar - através de fichas
autoavaliar- registro ou avaliação cooperativa, e provas orais ou escritas objetivas ( múltiplas escolhas) e dissertativas (com respostas curtas e respostas longas). Nas respostas longas ao propor as questões deve-se ter atenção aos verbos empregados - Selecionar, comparar, definir, descrever, resumir...
Sempre alertei meus alunos, embora raramente encontre avaliações escritas, sobre a utilização dos verbos em uma avaliação.
Com Santarem encontramos que não se pode esquecer na Educação uma formação apoiada em Valores, sendo necessário uma Re-visão.
Referencias
TRITSCHLER, K. Medida e avaliação em Educação Física e Esportes de Barrow & McGee 5 ed. Barueri, SP. Manole,2003
SANTAREM, R. Precisa-se serhumano - valores na formacao profissional. RJ Qualimark, 2004
SILVA, J. Avaliação - Pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre, Mediação, 2004
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