Apos folhear o fascículo de Didática, no post anterior, releio o fascículo de Metodologia e as diversas abordagens que sustentam a nossa área profissional e as respectivas avaliacoes sugeridas e encontro-
Abordagem Desenvolvimentista - avaliação com observação do desempenho
Abordagem Construtivista - avaliação Sociométrica ( mas nada esta escrito sobre a mesma) e entrevistas
Abordagem critica-superadora - trabalhos em grupos, pesquisas, dramatizações, organização de eventos, oficinas, auto-avaliação e fichas de observação
Abordagem critico-emancipatória - auto-reflexão
abordagem aulas abertas - auto-avaliação
Mas constato que no estagio Supervisionado, apesar de tantos exemplos dos professores autores, nenhum aluno criou um instrumento de avaliação baseando-se sempre em observação sem apresentar nenhuma ficha de observação... guardam tudo na memoria, questiono...!!!
Uma imensa falha! acomodam-se adotando o nada do passado.
Com alguns alunos em 2008 preparamos uma síntese do cap. 17 de Tritscheler , sobre avaliacao do conhecimento por escrito (p.605-655) onde-
1- Avaliação de conhecimentos( uso de memoria) baseada em níveis e verbos-
Iniciantes - reconhecer, identificar
2- para a capacidade interpretativa do conhecimento
iniciantes- resumir, ilustrar, reescrever com suas palavras
3- para a aplicação do conhecimento
iniciantes - utilizar, aplicar
4-para uma analise de relações e estruturas
intermediários e avançados - classificar, identificar, descrever
5- para síntese
intermediário e avançados - formular, propor, planejar, desenvolver, modificar
6- para formular julgamentos
intermediários e avançados - decidir,comparar, apreciar
Algumas anotações importantes-
1- equilibrar o conteúdo, por exemplo-
procedimentos 10 %
histórico e equipamentos - 5%
segurança - 5%
táticas e estrategias - 25%
habilidades 30%
regras 25%
2- Tipos de questões-
com respostas alternativas ( sim , não, verdadeiro e falso)
Múltiplas escolhas- 1 resposta correta, aglomeração de respostas corretas, a melhor resposta, múltiplas respostas
emparelhamento- direita e esquerda - perfeitas, imperfeitas ( + alternativas) ..
por classificação
por reagrupamento
formatos especiais com diagramas e gráficos
e nas dissertativas com respostas longas ( 3 parágrafos, 20 linhas, ...) e curtas( 1 ou 2 frases)
DURAÇÃO- testes longos são mais fidedignos - aconselham 54 questões para 40 minutos
E mais- que um trabalho estatístico de questões objetivas anunciam as facilidades ou dificuldades em responder e que os itens que mostram 50 a 60% são os melhores.
RESUMO- para fazer uma boa avaliação você deve observar no minimo 2 itens
1- o nível do aluno
2- a dificuldade da questão
uf!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SABEMOS AVALIAR ou não! a resposta correta deve ser não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário