terça-feira, fevereiro 21, 2012

Texto 05 - STRESS de antecipação em competições de GR . GUENIN, C et LEGENDRE, A.

Os autores iniciam o artigo pontuando as diferenças entre o estado de Stress e o estado de ansiedade, apontando que um minimo de stress favoriza uma boa performance e que uma forte ansiedade pode prejudicar a execução de uma ginasta em uma competição. Em seu artigo os autores consideram que o stress pode induzir a uma inibição comportamental apresentando uma baixa na performance , porem que uma forte ansiedade pode conduzir a ginasta a uma renuncia a participar de uma competição.Desta forma consideram importante a compreensão do fenômeno.Relatam que três fases envolvem o stress esportivo, a etapa pre competitiva - onde a ansiedade pode ser importante, e que o papel do professor sera o de observar as modificações dos comportamentos das crianças. A etapa competitiva onde a ação predomina ou inibe os efeitos do stress. A etapa pós competitiva onde a fadiga e a tensão psicológica  podem persistir.  As observações podem ser efetuadas a partir de manifestações de agressividade e onde os resultados obtidos na competição faz parte da persistência ou desaparecimento destes efeitos. Relatam que o período pre competitivo constituiu-se como objeto de estudo em crianças de 08 a 10 anos de idade, e que diversos fatores podem influir na constituição do estado de stress  como, a atenção do professor, da família, dos dirigentes, colegas de equipe, e amigos, em iniciantes, sendo que em alto nível influem a atenção do publico e da imprensa.A fase critica ocorre entre 15 e 07 dias  que antecedem a competição e que a relevância do estudo se baseia no fato de que nesta faixa etária onde ocorrem as primeiras atividades competitivas  as ginastas demonstram não só a capacidade física, mas também iniciam a gestão deste stress competitivo, que sera em futuro próximo fator predominante na progressão da vida esportiva.A  palavra STRESS foi introduzida por Selye em 1936 e definida como uma reação do organismo a um agente agressor externo que desencadeia um alerta psicológico.Foram observados ritmo cardíaco e respiratório, concentração de hormônios.O estudo apresentado  foi efetuado com base nas taxas de cortisol encontrado na saliva, como método nao invasivo, controlado em situações que não apresentavam comprometimento físico, diferenciando-se os resultados de ginastas oriundas de treinamento lúdico de ginastas  oriundas do setor competitivo e apresentando-se também diferenças significativas em ginastas individuais das de conjunto.As conclusões indicam que sera sempre necessário desenvolver em crianças desta faixa etária princípios de como podem gerir o stress reduzindo o numero de abandono da modalidade e que este aconselhamento ira repercutir em situações da vida cotidiana e escolar, sendo uma qualidade pedagógica importante para o professor responsável por ginastas desta faixa etária.  

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