sábado, março 24, 2012

texto 08 - Analise da atividade GR no âmbito escolar: problemas e princípios de ação. Barriere, S. et Papelier.C.





As autoras em sua introdução classificam a GR como uma performance artística, técnica e expressiva, individual e coletiva. Apontam que transformar conteúdos de ensino em conteúdos de formação consiste em uma tradução “ de uma apresentação sozinha ou de muitos, em conjunto com ações artísticas combinadas com manejos de aparelhos em estreita relação com a musica em um espaço regulamentado, e onde ocorre um julgamento".As autoras apontam como problemáticas de ensino: uma motricidade especifica que une em um aluno uma ação de ator-ginasta, conforme as exigências especificas temporárias, espaciais e de coordenação; a coreografia onde as alunas devem compor movimentos tendo em vista um valor das escolhas efetuadas e demonstra-lo; a apresentação em publico, sendo ator e por outro lado sendo avaliador dos colegas ou espectador.E desta forma se o professor não poe em jogo estes fatores reduz as possibilidades pedagógicas. De uma forma bem interessante as autoras propõem que os princípios de ação técnicas estão ligadas a: ARCS = AMPLITUDE, RITMO, COERENCIA, SINCRONIA  e que os princípios coreográficos estão predispostos a :  CADEM= Coerência,Alternância, Diversidade, EFEITOS coreográficos, mise em scene. O esquema que depois transfiro para a postagem são sensacionais. As autoras definem nas ações motrizes os movimentos corpo e aparelho de acordo com a utilização em grande parte do corpo (grande volume) e mãos (pequeno volume) e originalidades.Acrescentam que para controlar uma ação sempre há o envolvimento de outras ações, como, amortecer, antecipar, gerenciar o espaço, memorizar, e se por em concordância com a estrutura musical. Em continuidade explicam em detalhes o CADEM, na medida em que os alunos devem construir repertorio gestual, alternar ações, localizar-se em formações espaciais, alternar sequencias nos conjuntos, efetuar trocas dos aparelhos síncronos ou assíncronos, e procurar efeitos, originais ou de risco, expressivos . Para entendermos o mise em scene, explicam que deve ser uma espécie de transmissão aos árbitros e espectadores do artístico, de se submeter as criticas dos outros, se adaptar em função do seus próprios recursos, pois ser expressivo envolve gestos, respiração, e a fluidez e que ser virtuosa define a exigência da sua ação. O principio de avaliação do professor, deve incluir critérios, formular apreciações de colegas para colegas, ser consciente do seu valor e dos outros, e capacidade de argumentar. Estes são os princípios que regem a pedagogia da GR em escolas.
 Debate: esta maneira de encarar a GR nas escolas acontece ou não...

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