quinta-feira, março 29, 2012

dia 4 LEGADOS I

Rever o meu querido colega Otávio Tavares foi muito bom.
Segue a síntese do dia!
Toda a fala do Otávio foi providencial, abrangendo dois questionamentos, Quem são os perdedores e vencedores de edições dos JO..e Que parcela da população ganha, e qual perde...
Realmente, conforme a fala do Otávio Tavares, ha uma extrema desconfiança entre o mundo esportivo e o mundo acadêmico.
O bate  e rebate se fixa em alguns pontos:
A academia é muito teórica, pouca pratica, discurso critico, formação deficiente, ritmo lento de absorção de mudanças, e distancia do mundo produtivo.
Mas sabemos que dificuldades em pesquisas nos colocam atras de muitos países e quem faz pesquisa é o mundo acadêmico. A nossa Licenciatura é generalista ou seja, sabemos de tudo um pouco e nos adaptamos em áreas diferenciadas, como clubes, fitness, escolas etc.e ainda por cima, fraca.

O sistema esportivo "se supõe" rápido! (acréscimo meu entre aspas)
Criticamos, os acadêmicos, o mundo esportivo por ser demasiado pratico, viés politico, gestão com amadores, instável, pouco transparente, baixa qualidade de planejamentos.

Mas existem relações de mutua dependência:
Academia, forma os professores, produz o conhecimento

O sistema esportivo gera empregos e forma opiniões (boas ou más)
A segunda parte da palestra foi dedicada ao LEGADO, tema atual, novo argumento que segundo pesquisas, não existia em 1996! revista Veja , na posse do presidente do COB.

Estamos em década de megaeventos, tsunami esportivo, cometa que passara por aqui e os legados foram analisados via pesquisa bibliográfica e constam varias classificações e definições.
podem ser: econômicos , urbanísticos, sociais, esportivos, educacionais...
Logico que o palestrante  acrescentou os ponto positivos e negativos , ou seja, uma superestimação dos benefícios e uma subestimação dos custos..
Os legados podem ser tangíveis e intangíveis, a quantificação dos intangíveis em pesquisas podem ter uma mensuração mais duvidosa.
 Podem ser também de imagem, de gestão, de conhecimento, e informações, de dados gerados por relatórios, sobre voluntariado e a exploração econômica ! entre outros que abalam as cidades, moradores e mesmo o turismo.
Mas pontuou o Otávio sobre nenhuma pesquisa efetuada sobre megaeventos nos sistemas educacionais e no sistema universitário (EF). E nem estudos de efeitos no sistema esportivo do país.
Ou seja, buscar dados para auxiliar a tomada de decisões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails