segunda-feira, abril 16, 2012

A EF na escola e a especificidade de uma modalidade esportiva

A Educação anda em crise, sempre esteve, mas agora muito mais visível e comentada, se para o bem ou para o mal ainda não consegui distinguir!

Eis um resumo das propostas mais atuais da nossa área profissional. O assunto se torna muito serio, principalmente porque escola deve abranger o CONHECIMENTO e não atletas, e eu concordo. mas por outro lado os cursos de EF não promovem, em sua crise de identidade, também, não promovem estudos aprofundados das modalidades esportivas.
Faltam profissionais na área.



Ontem li as propostas curriculares oferecidas no material didático da disciplina Esportes coletivos.
Li efetivamente a do RG Sul, SP, PR, SC mas a de MG o site não abriu.

As que realmente são mais atuais, sem ordem de preferencia:
SP, PR e RS

Deixo aqui os pontos interessantes, sem focar p item Esporte, que sera teor de uma outra postagem.

Seguem os pontos que me chamaram mais a atenção:

RGS: Praticas corporais de Natureza, Expressividade e cultura popular, Memoria cultural, Sociedade e a estética dos corpos, a violência no esporte, a influencia da mídia.
Os saberes conceituais (muito bem organizados) se dividem em aprendizagem da técnica e a critica.
Os saberes corporais falam da pratica!
Exemplos de competências e conteúdos: Deve ser considerado uma competência do aluno saber aquecer, alongar antes dos exercícios, e perante esta competência encontramos o Conteúdo sobre Flexibilidade, alongamentos, compreensão do sistema cardiorrespiratório.

PR: O conhecimento do corpo, a ludicidade, a saúde envolvendo conhecimentos nutricionais, lesões esportivas, e o dopping. Quanto ao Trabalho oferecer subsídios aos alunos para distinguir o que sera considerado Profissional e amador perante o esporte.
A Desportivizacao com os Eventos que se programam, A técnica e a tática em esportes, o Lazer e a Diversidade, a influencia da mídia e a Filosofia das Lutas para o conhecimento dos alunos.

SP: Conhecimentos sobre o Corpo, envolvendo a saúde e as exigências de beleza nos dias de hoje. as informações contemporâneas sobre Games e a virtualização do corpo, a Mídia, também encontro sobre o trabalho e o lazer.

Achei a do RJ muito simples e voltada  para as habilidades motoras, jogos populares e fundamentos do esporte, o que significa ser uma proposta comum.

E pergunto, perante este desacerto entre as diversas propostas, como nos colocamos perante as olimpíadas escolares..... alguém tem a resposta... eu não tenho.
Por um lado o que acontece, escolhemos as crianças dos clubes de treinamento e as colocamos na competição e esta certo, não podemos nos dar ao luxo de dispensar as competições. Mas as outras crianças necessitam do conhecimento, coordenação e vivencias sociais que a nossa area envolve...pensem nos seus filhos, aquelas que não serão ginastas, elas não merecem vivenciar a seu modo tudo ou não! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails