sábado, junho 02, 2012

Reflexões flutuantes: a mais valia, uma questão filosófica sobre o Valor em Congressos Parte I



Escrever se torna um ato libertário e por consequência um ato democrático  e neste sentido a importância do envolvimento da escrita e o conhecimento das novas linguagens se tornam prioridades quando penso em meus alunos. Considero uma forma de cidadania priorizar este vetor para com os poucos que cruzam o meu simplório percurso como professora EaD. Afinal serei um pouco responsável por atuações benéficas ou nao destes futuros profissionais da Educação. E nao gosto de carregar arrependimentos.

Faço uso da escrita neste momento, em direcao as minhas reflexões que ocorreram apos o ultimo congresso em que efetivei uma participação,  por um único motivo que foi a nao entrega da folha avaliativa da qualidade do evento, devido ao trânsito que se torna caótico no horário das 18 hs em SP.

Os pontos positivos são inúmeros ou seja, no inicio tudo sao flores, e o alongamento do horário da mesa redonda na parte da manha se deu devido ao bom posicionamento da mesa e envolvimento do publico.

Mas os atrasos que envolveram os trabalhos para a segunda etapa nao foram bons. E bem sei que as pessoas responsaveis estao cientes do ocorrido.
Nas salas de apresentacoes nao haviam responsáveis pelo controle de tempo e das possíveis questões e as pessoas se organizavam como podiam.
Escolhi trabalhos para escutar e houve um atropelamento das seqüências, outro ponto importante que nao deve ocorrer é a interrupção de alguém que esta a se apresentar , eu fico constrangida com o fato, eu acho uma falha imensa. E graças ao céus que nao foi comigo.

Foram momentos cruciais, já que os que tentaram se apresentar com seus trabalhos, também efetuaram o pagamento de um bom valor, para escutarem e serem escutados. Mas nunca apressados  constantemente como se fossem responsáveis pela confusão.

Haviam bons trabalhos a serem ouvidos como também haviam trabalhos com algumas falhas metodológicas.
Afinal as pessoas também participam de Congressos para aprender sobre os meandros da vida acadêmica.
Os meus pensamentos indicam que:
Já que o congresso durava um dia, a ligação das atividades deveria seguir o seu rumo, já que era do conhecimento de todos a impossibilidade de grandes intervalos.

Estes foram pontos importantes, denominados deslizes, como uma bola de neve, que acumularam-se e ao meu ver infelizmente foram coroados também em sua finalização , na palestra final, por diminuição de tempo declarado. O que leva o palestrante indicado a  reduzir drasticamente ao que se propôs e, apesar do encantamento que produz dos que esperavam aquele momento e que receberam os envolvidos com aplausos, nao se manifestaram sobre estas falhas acumuladas, talvez em consideração a aquele que foi restringido da sua fala, mas que da minha parte foram momentos significativos de que se perdeu algo e que aquele algo perdido nao fazia a menor falta , para ninguém!

E muito comicamente, creio que aparentemente, nem para os organizadores, nem palestrante e desconfio que nem para o publico. Aconteceu e sorrimos todos juntos! Sorrir! Céus!

O que deve ser o direito e dever de um palestrante? Uma boa questão, resumo que sera dar de si, o melhor, algo que nao duvido ser o pensamento daquele que tinha o direito a falar, por convite.
Mas na apresentação era visível a pressa instaurada,  ate com o metarial apresentado, em pensamentos, palavras e ações de todos, ou muitos dos  envolvidos com certeza.

Sei que sou exigente e ciente dos meus direitos, mas questiono a mais valia, a questão do valor, de ser ouvido, de se fazer ouvir, pois se aceitou um convite ou se pagou um valor e o valor da audição duplo , ou seja daquilo que se tem a falar, e daqueles que se propõem a ouvir.
Caso contrário agradece-se.
Vou usar uma Meme #ficadica

Estas facetas do mundo acadêmico me incomodam, tanto quanto escolhas intencionais, agradinhos mirabolantes, como também dizeres DESCONEXOS , de pessoas no intuito de se fazerem presentes em redes, das pessoas que são lançadas em congressos e pouco tem a dizer.

Desta forma fica esclarecida a minha pouca convivência em congressos, ou seja, tenho pouco a dizer e muito a fazer! (que considero pouco também  e cheio de defeitos, o meu trabalho, mas onde só a mim mesma declaro em alto e bom som, que tento fazer o meu melhor! Bastando-me assim o pensamento quentinho e agradável do dever cumprido.)
Fica também esclarecido o meu PSEuDO problema de ter ou nao habilidade em redes sociais, que apontam para a minha pessoa.uma coisa ferina e inconsequente.
Segue a resposta:
Quero me poupar de dissabores e o meu verniz eh fosco ou inexistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails