terça-feira, julho 23, 2013

Seletivas

Metas existem. 
 Autores conceituados escrevem sobre as possibilidades de desenvolver talentos em modalidades esportivas onde há uma aptidão inerente. BOMPA, 1990 e HARRE, 1982 além de abordarem estes itens, ampliaram a visão de se pensar o nível que se deseja para que o desenvolvimento daquele esporte escolhido se fortaleça.

 Tenho a opinião própria que não é na Escola que se desenvolvem talentos principalmente porque não existem materiais adequados. Mas que a escola é o berço do conhecimento e da quantidade de jovens que, se não são talentos, se educam através de novas experiências. 

 As Olimpíadas escolares proporcionam estes dois pensamentos. Fica a cargo de programas específicos dos interessados identificar as possíveis deficiências nas habilidades das crianças e relata-las aos técnicos, melhorando o fluxo de informações e oportunidades. A tomada de decisões inteligentes facilita uma busca séria de oportunidades de formação e desempenho.
 Uma meta de no mínimo 04 anos de preparação.

 Não desejo falar em testes, cai muito mal esta palavra, mas sim de Avaliações diagnósticas do nosso desenvolvimento. Desta forma a Olimpíada escolar segue a meta proposta, porém nem só de resultados vivem os estados, creio eu que há uma necessidade maior de Feedback. 

Como ocorreu no Torneio nacional quando a Coordenadora Letícia Barros sempre propõe uma espécie de informativo diante do que a arbitragem encontra nas fichas. Gosto de feedbacks! 

 Acompanho as propostas do programa Future Stars dos USA e para o ano de 2013 as sugestões para com as crianças escritas em duas categorias, enfatizam não só o lado "forte "da ginasta, seja ela destra ou não, ou seja ratificam a necessidade de que as ginastinhas desenvolvam o seu lado mais fraco. (os valores ficam em 2 pontos para uma performance parcial de cada exercício e 5 pontos para as performances perfeitas de cada exercício proposto. )

 SALTOS - split leap com perna direita e perna esquerda e o stag jump ( single/ double) 
 EQUILÍBRIOS DINÂMICOS- ondas corporais(onde se observe com atenção a capacidade de tensão e relaxamento dos segmentos corporais.) 
EQUILIBRIO ESTATICO - PENCHÉ, equilibrio horizontal frontal e lateral. 

 ROTAÇÕES - PASSE de até 720 para crianças de até 12 anos. (EN DEDANS)
 ARABESQUE de até 360 

 APARELHOS_ CORDA, ARCO, BOLA, MAÇAS e FITA com dois manejos em cada. 

 Quanto á preparação Física o foco está na força de pernas, ponta de pés aprimoradas e flexibilidade dorsal e na capacidade de força abdominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails