(Abordagem com Bronfenbrenner, 1992)
Uma pessoa é vista como em desenvolvimento, quando a dinâmica de sua vida interage progressivamente com seu meio.Reestrutura e sofre influências.Reciprocidade!
"Os processos interativos entre o organismo biopsicológico ativo(ser humano) e ambiente ocorrem via:
microsistemas
mesosistema
exosistema
macrosistemas"
A teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano de Une Bronfenbrenner (1979,1992), é a mais recente teoria,que veio a acrescentar a variável contexto para a compreensão do desenvolvimento humano. Esta teoria ressalta basicamente que o desenvolvimento humano é apoiado em quatro níveis dinâmicos e interrelacionados: a Pessoa, o Processo, o Contexto e o Tempo (Bronfenbrenner, 1996 citado. por Alves, 1997). Para este teórico toda a pessoa é significativamente influenciada pelas interacções entre os ecossistemas que se sobrepõem: mesosistema, microsistema, exosistema, e macrosistema, denominados contexto do desenvolvimento humano, que compõem o cronosistema.
Os contextos sociais, económicos, culturais e históricos fazem parte do macrossistema;
o sistema escolar, sistema de saúde, a comunidade e a comunicação social integram o exosistema;
do microsistema fazem parte a família, os amigos e a estrutura religiosa
(Berger, 2003).
Nenhum comentário:
Postar um comentário