Quando uma criança enfrenta a escola, a parte das atividades físicas contempla o espaço livre necessário, como por exemplo, um pátio, um campo, uma rua, ou na maioria das vezes uma quadra esportiva.
Subvencionou-se que a construção de um espaço educativo deve ser acompanhado de uma quadra esportiva, afinal poucos são os ginasios cobertos ou mesmo coberturas perante um sol abrasador...ou chuva, não importa, dá-se graças aos céus caso exista este pormenor!
E perante este caminho, os que organizam a distribuição das verbas, já sabem sem maiores problemáticas que o necessário é compor a distribuição dos valores, com os materiais "comuns"e "corretos" como redes, bolas, e uma manutenção rápida das marcações deste espaço lúdico-esportivo e por favor, que as tais bolas não furem, que as redes não esgarçem, que a tabela de madeira não caia, pois crianças não faltam!
Do outro lado, o professor, em meio àquela multidão de crianças, se adapta ao que chamamos "deixa rolar a bola".
Neste vai e vem muito se perde...em ações, mas não vou alongar-me sobre o competitivo ou não, pois a visão de uma quadra esportiva reproduz a competição que as crianças assistem. Não é unicamente sobre este tema o que quero expor aqui.
Voltar aos Fundamentos do Movimento Humano e sua importância, não, já falamos aqui.
Retornar em como se dá a aprendizagem motora que ajuda ao Desenvolvimento da criança, também não quero mais. Gosto de variação, de novos aspectos.
O que será o comum? e porque este comum sempre está a repetir-se?
Em que esportes voltamos e repetimos anualmente, apesar de que a maioria dos esportes com bola, apareceram na Olimpíada a aprtir dos anos 60.
Mas mesmo assim a grande divulgação do Voleibol e as medidas tomadas, transformaram este esporte em nosso país.
Muito aconteceu sem duvida, entre técnicos de outros países, ou não, claro está que evoluimos, mas não estará ao alcançe de qualquer professor o comum de obter em vez de bolas unicamente, um material mais diferenciado para que possa exercer sua pratica sem sofrer apelidos de "rolabola".
Afinal, parques esportivos, piscinas, pistas de atletismo devem ser mais distribuidas, não com o intuito unico de competição, mas porque estamos ainda no início de uma qualidade de vida perante a atividade física. E o mais importante, é a necessidade dos professores, não apenas alguns poucos, mas a grande maioria de trabalhar em condições.
Não desejo falar de esportes comuns, Voleibol, Handebol, muito menos futebol.
Existem praticas desconhecidas e a atividade física como um todo não suporta mais o comum destes esportes.
Somos poucos em alguns esportes e intitulamos assim de "esporte de elite".
Afinal a pratica destes outros comporta conhecimento, cultura e ..e... investimentos.