terça-feira, agosto 05, 2008

Das práticas corporais.

Claro está que, se alguém que pratica o mínimo de 3 vezes por semana alguma atividade física, como corrida, aos poucos se tornará bem disposto e as tensões do trabalho poderão ser diluídas e esta pessoa poderá voltar a ter uma melhor noite de sono!!!

O comentado sedentarismo faz mal.
Voltar e praticar é difícil, mas ... com determinação aos poucos, e com cautela, transformam-se todos.

Aproveitamos esta etapa de valorização da atividade física para dar evidência aos esportes que admiramos e torcemos.Sabem pois as minhas escolhas, Ginástica, Basquetebol e depois futebol.
Admiro o nado sincronizado e a patinação artística, pois apesar de praticar sempre que possível o ciclismo urbano, não sei patinar e vai ser queda na certa!

Mas existem ainda trabalhos do último semestre em minha mesa e vamos observar pequenas pesquisas que abordaram aprendizagem motora e como esta aprendizagem pode acontecer? estamos a falar sobre nada mais, nada menos de:

Saltos ornamentais (lembro um antigo professor que reclamava de um salto meu em uma plataforma a 5 mts...... O QUE?? !! sai dessa, prof.)
Afinal saltar em plataforma, sem saber, é tão inconveniente como mergulhar em lago e não saber que existe uma pedra logo ao fundo que pode deixar alguém tetraplégico!

Mas, porque não praticar ludicamente o Pólo Aquático, afinal quando é competitivo, existem trapaças embaixo d'agua que até Deus duvida!!!! Por favor!!

Mas deve ser impressionantemente belo, praticar a vela, bem sei o quanto é bom aquela brisa, seja em Catamarans ou outro... mas por favor, nada de ondas muito grandes, apenas tenho resquícios de uma iniciação, deixei o legado ao meu irmão.
Mas deve ser uma otima aprendizagem aeólica e mudanças bruscas nas velas para uma melhor direção.Bombordo, estibordo......

Tanto o Remo quanto a Vela e Canoagem são atividades físicas antigas, praticadas competitivamente desde os anos 1900.Taí, remar deve ser muito boa atividade física, soube que a aprendizagem se dá em um simulador, e DEPOIS é que tentamos o equilíbrio naquele apertado barquinho!
Não se preocupem, sei nadar muito bem! mas sabemos que o nado sincronizado, tanto quanto em saltos ornamentais, muitas das suas etapas de preparação, podem ser efetuadas sem contato com a agua. O que quer dizer que são reproduções mais complexas de outros esportes. São derivados!!!
De que ? ora da Ginastica Olimpica, do Balé, e da Natação.

O baseball..ops, isso é americano, deixa para lá.

Luta greco-romana, bom, afinal as lutas são bem antigas, e sua sub-divisão contempla o estilo Luta Livre! passemos adiante...(estou a rir, seria um judô sem quimono?!)
Lógico que não, as regras e pontuação do judô são rígidas.Mas comporta a classificação de "lutas"com as lutas orientais.

A esgrima, em sala com meus alunos, foi uma demonstração de criatividade, o grupo, transformou bambus e pequenas garrafas pet, como proteção para a empunhadura das mãos.... mas .. esqueceram da proteção da cabeça e da visão.. mas valeu gente.. valeu.. não somos perfeitos!

O softbol...que é um derivado do baseball.. e que por causa da imigração japonesa, existe em São Paulo... afinal somos um povo em miscigenação constante.

O Arco e flecha, ...........este aí com aquela equipagem toda, alvo, arco com estabilizador e apoio para o ombro, etc e tal ......deve custar muito caro!
Mas os indígenas bem que praticavam e sai bem mais barato.. o problema é o alvo!!!!
para os nossos "Guilherme Tell".

Badminton, muito chic este nome, que na India intitula-se POONA.....Gente, estamos falando da Peteca e porque Minas Gerais não tem um olímpico na peteca?????

Surf... gente o surf não está nas Olimpíadas... por favor!Mas é bem brasileiro e não é um esporte convencional e sim RADICAL!! Como o Skate também.
Skate não pode fazer parte das nossas aulas porque??? Já imaginaram a alegria de declarar aos nossos alunos "Hoje e este semestre, vamos praticar SKATE! e ao som de um belo rock!! poderemos até conversar sobre o inconveniente das drogas... mas quem falou que o pessoal todo do skate consome? é necessário evoluir neste assunto.

Hóquei, este esporte é pesado também, facilita agressões, mas a equipe que pesquisou não escreveu se era Olimpico de inverno... não vamos misturar gente, estamos (no inverno, com sol de 28 graus)!!!!! Que tal uma adaptação nas regras, tudo é possível.

Outro trabalho em mãos sobre o TIRO... ok, ok... mas não quero falar nele!

Tênis de mesa, olha aí? porque não praticamos mais? afinal as crianças adoram o nosso PING-PONG!!!!!!!

Porque será que unicamente devemos encarar as atividase físicas sob a otica da competição? Não acredito nisso, distribuir conhecimento não implica em selecionamento de atletas em terna idade, ou precocidade esportiva, pois estamos a falar sobre cultura, história, países, influências, miscigenação, geografia, corpo, saúde etc ...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails