quinta-feira, dezembro 04, 2008

Metodologias do ensino

No dialogo de Ménon com Sócrates, além do teor sobre o conhecimento, e lógico sobre a aprendizagem, encontramos que ....Sócrates não se apresenta como professor. Pergunta, não responde. Indaga, não ensina. Não faz preleções, mas introduz o diálogo como forma da busca da verdade. Esta foi a razão de não haver escrito coisa alguma. Dizia que a escrita é muda e que sua mudez cristaliza idéias como verdades acabadas e indiscutíveis. Sócrates mantém a separação entre opinião e verdade, entre aparência e realidade, entre percepção sensorial e pensamento. Por isso, sua busca visa a alcançar algo muito preciso: passar da multiplicidade de opiniões contrárias, da multiplicidade de aparências opostas, da multiplicidade de percepções divergentes à unidade do conceito ou da idéia (que é a definição universal e necessária da coisa procurada). ..... Este era o seu ensino.


No século passado, surgiu uma forma diferente de escola, fundada por Lacan, sustentada pelo desejo, nos pequenos grupos. Outra forma de ensino.


Encontramos em Freire, mais uma forma de ensino, o da autonomia!

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