quarta-feira, março 11, 2009

Ritmo - I


Segundo Betti, a ação educativa deve ser antes de mais nada uma ação pedagógica cultural.
Detalhando a questão do Ritmo no ensino, encontramos ainda neste autor as seguintes sugestões:
Pré- escola: uma liberdade na atuação motora quanto aos movimentos fundamentais.
A partir do ensino básico, sugere o autor uma atenção pedagógica quanto ãs habilidades básicas e específicas.
Logo após as vivências dos alunos devem englobar : atividades rítmicas , danças e jogos.

Nas práticas esportivas é necessário estar atento, tanto aos fundamentos táticos/técnicos como também o uma auto-organização da própria criança em organizar esta prática, como por exemplo:
adaptações de regras diferenciadas, criar novos meios de pontuação.
Explico, um gol, no futebol, poderá valer 0,5 pts, mas acertar a trave 1 pt. As meninas a finalizarem um gol recebem 1,5 pts, enquanto que os meninos só podem finalizar com 1 gol apenas e seguem para serem reservas.
O que está em jogo, não é o ganhar, e sim a prática,a sociabilidade e novas medidas podem acalmar os desejos da competitividade desenfreada.

Mas no tocante ao post sobre o Ritmo o que encontramos?
No texto do Parâmetro Curricular Nacional encontramos "ATITUDES: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO;ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS;
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS"(p.74)

Gostaria de dar um pouco mais de atenção a este item, já que é muito difícil trabalhar sobre a especificidade do que engloba a palavra RITMO, na medida em que somos diferentes e devemos respeitar as diferenças entre nosso alunos.
Mas ao mesmo tempo é preciso pontuar e diferenciar aquilo que é teoria e aquilo que é prática; em outras palavras devemos constatar que, nem tudo o que está escrito no PCN é seguido ou mesmo posto à prova devido a pouca importância dada a este mesmo texto que é o PCNs.

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